TRÂNSITO
Sutran dá início ao Maio Amarelo com mensagem de conscientização: "Desacelere, seu bem maior é a vida"
Mobilizando os mais diversos segmentos como órgãos de governos, empresas e sociedade civi.
Publicado em: 06/05/2025 por Matheus Cardoso Lima
A expectativa é que a campanha ajude a salvar vidas, promovendo empatia e respeito no trânsito. (Foto: Assessoria)
Foi lançada na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Escola Municipal Paulo Freire, a campanha Maio Amarelo 2025, promovida Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Segurança Pública, com ações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Sutran). A ação marca o início de um mês inteiro dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, com o tema deste ano: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
A campanha faz parte de um movimento internacional que visa reduzir em 50% o número de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito. Desde 2014, o Brasil tem se unido a essa causa, dedicando o mês de maio a iniciativas que envolvam a sociedade na construção de um trânsito mais seguro e humanizado.
Durante a abertura, o superintendente de Trânsito de Imperatriz, Eliude Sales, destacou a importância de repensar os hábitos ao volante. “Vivemos uma rotina acelerada, mas precisamos lembrar que nada é mais importante do que a vida. Quando você para na faixa de pedestres, coloca o cinto ou evita usar o celular ao dirigir, está dizendo sim para a vida”, afirmou.
Ao longo do mês de maio, diversas ações educativas e de fiscalização serão realizadas em parceria com escolas, empresas e instituições da sociedade civil. Estão previstas blitz educativas, palestras, workshops, pit stops informativos e projetos direcionados a públicos específicos, como o “Idoso no Trânsito” e o “Pé na Faixa”.
O coordenador de Educação para o Trânsito, João Jerônimo, reforçou a urgência do tema. “A palavra desacelere fala diretamente com o nosso cotidiano agitado. Precisamos parar e refletir. A pressa e o estresse impactam diretamente na segurança viária. Por isso, é essencial respeitar as regras, a sinalização e, acima de tudo, a vida.”
Neste ano, o Maio Amarelo também segue a temática proposta pelo Observatório Nacional de Segurança Viária: "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", ressaltando que o trânsito é feito por pessoas e para pessoas, ampliando o conceito de mobilidade além do urbano.