Servidor

COMEMORAÇÃO

Servidores do SINE Municipal são homenageados em alusão ao Dia do Trabalhador

Uma das principais contribuições do SINE é fornecer informações sobre oportunidades de emprego

Publicado em: 23/05/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Servidores do SINE Municipal são homenageados em alusão ao Dia do Trabalhador

Ação contou com momento de reflexão, homenagem e depoimento de trabalhadores contratados, por meio da atuação do órgão. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta terça-feira (23), servidores do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Municipal foram homenageados com um café da manhã especial, ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em alusão ao mês em que é comemorado o Dia do Trabalhador. Reunião contou com momento de reflexão, homenagem e depoimento de trabalhadores contratados, por meio da atuação do SINE.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, fez um histórico das ações da Sedec e do funcionamento do SINE Municipal no trabalho de inclusão e destacou o papel do órgão para contribuir para o desenvolvimento econômico. “Através de suas ações, o SINE auxilia na redução do desemprego, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região. Desempenhando um papel fundamental no fomento da economia local, na geração de empregos e no fortalecimento do mercado de trabalho em nossa cidade”.

 Trabalhadores empregados pelo SINE e secretários de outras pastas, também, foram convidados para o momento. (Foto: Patrícia Araújo)

A coordenadora do Sine Municipal, Camila Gomes, relatou que uma das principais contribuições do SINE municipal é fornecer informações sobre oportunidades de emprego, tanto para os residentes de Imperatriz, quanto para os que desejam ingressar em nosso mercado de trabalho. “Nosso principal objetivo é a reinserção dessa pessoa desempregada ao mercado de trabalho. Trabalhamos fazendo essa ponte entre as empresas e o trabalhador”.

O eletricista mecânico, Brendo Ferreira, 26 anos, explica que após um ano desempregado, o SINE Municipal foi um divisor de águas nesse momento. “Meu primeiro contato com o SINE foi em 2018, já estava há quase um ano desempregado, deixava currículo, mas nada de me chamarem e por meio do órgão fui contratado. Conhecia um dos diretores do Sine e falei que estava desempregado e fui direcionado a ir ao órgão com meu currículo e efetuar um cadastro. Realizei a entrevista e fui admitido, na sequência mais cinco empresas que eu já havia realizado entrevista, também, me chamaram. Foi ótimo a experiência de ter outras empresas com propostas de emprego para mim”.

Atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h. (Foto: Patrícia Araújo)

Brendo destaca, ainda, a transparência dos trabalhos realizado pelo órgão. “O Sine presta um serviço sério. Realmente entregam nossos currículos para as empresas e somos chamados. Para os trabalhadores desempregados meu conselho é que confiem no trabalho prestado a população pelo órgão, só não dar certo se não virem procurar emprego”, ressalta.

O gerente administrativo, Harley Moura, 49 anos, que antes procura por um contrato profissional por meio do SINE Municipal, oferta atualmente vagas de emprego encaminhadas ao órgão.  Ele explica sua experiência profissional ao longo de quase seis anos com intermediações do SINE. “Em 2017, estava há quatro meses sem trabalhar e tive a felicidade de deixa um currículo no SINE Municipal e fui encaminhado para uma vaga de gerente de uma cerâmica de uma cidade vizinha, São Miguel, onde permaneci por dois anos e meio. Ao término desse contrato, tive a felicidade de inserir novamente meu currículo no SINE e fui contratado par uma clínica odontológica aqui em Imperatriz, onde permaneci por mais 3 anos”.

Órgão auxilia trabalhadores a darem entrada no seguro desemprego. (Foto: Patrícia Araújo)

Harley explicou que mais de 30 pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho, ao longo de 2 anos de sua atuação, com auxílio do SINE Municipal. “Nesses cinco anos e meio, sempre mantive a parceria com o SINE, para realizarmos as contratações, sempre com currículos enviados para a nossa empresa. Foram várias contratações”. Ele atualmente trabalha em uma empresa de suinocultura e continua fazendo as contratações via SINE. “Tenho qualidade, quantidade e boa prestação de serviço do SINE para nos atender, o que vem dando muito certo. A respeito dos currículos enviados, sempre tenho retorno do órgão, eles me procuram para saber o porquê determinado currículo não foi atendido. O atendimento do SINE é muito acolhedor, humano e profissional”.

Por meio de um sistema eficiente de cadastro de currículos, o SINE permite que os trabalhadores encontrem vagas adequadas às suas habilidades e experiências, facilitando o processo de colocação no mercado. Órgão desempenha um papel importante na qualificação profissional, por meio de parcerias com instituições de ensino e programas de capacitação. Oferece cursos e treinamentos para aprimorar as habilidades dos trabalhadores, os tornando mais competitivos e preparados para atender às demandas do mercado de trabalho em constante evolução.

Servidores participam de café da manhã em homenagem ao mês do trabalhador. (Foto: Patrícia Araújo)

Além disso, o SINE também colabora na redução da informalidade e na promoção da inclusão social. Ao conectar os trabalhadores às oportunidades formais de emprego, contribui para a melhoria das condições de trabalho e para a garantia de direitos trabalhistas, trazendo benefícios diretos para a qualidade de vida dos cidadãos de Imperatriz.
 

Servidor