Servidor

DIA DAS MÃES

Secretarias da Mulher, Meio Ambiente, Seplu e Defesa Civil comemoram Dia das Mães

Evento homenageou as mães no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim

Publicado em: 06/05/2022 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Secretarias da Mulher, Meio Ambiente, Seplu e Defesa Civil comemoram Dia das Mães

Programação contou com momento devocional, sorteio de presentes e café da manhã especial. (Foto: Léo Costa)

Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado em 8 de maio, a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Planejamento Urbano (Seplu), Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semmarh), Políticas para Mulher (SMPM) e Superintendência  de Proteção e Defesa Civil (Sumpedec), homenageou as colaboradoras da Administração Municipal, através de uma confraternização envolvendo todas as mães do Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

“Este é o mês em que comemoramos o Dia das Mães e nada mais justo que aproveitemos a data para refletirmos sobre esse importante papel das mulheres e homenageá-las pela sua capacidade de desempenhar funções de grande responsabilidade no trabalho, sem deixar de lado seu papel de mãe”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O evento teve como temática, “Ser mãe, amar sem medida” e foi uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulher, que tem como titular a pedagoga Eva Messias da Silva Luz. A programação contou com momento devocional, sorteio de presentes e um café da manhã especial.

“Estou muito feliz por esse momento, estando ao lado tantas mães presentes e os demais titulares de pastas aqui do complexo para comemorarmos essa data tão especial. Nesta oportunidade, quero deixar meus parabéns para todas as mães servidoras e todas as mães de Imperatriz. São mães que merecem essa homenagem, pois procuram sempre dar o seu melhor na família e no trabalho”, ressaltou Eva Messias.

Durante o evento o secretário de Planejamento Urbano, Alessandro Pereira Silva, aproveitou para destacar a importância da celebração. “Além de demonstrar sua fibra como mães e trabalhadoras, as servidoras municipais denotam sua importância na estrutura administrativa e funcional da Prefeitura, na sua tarefa de atender bem o cidadão, nas prerrogativas de suas funções específicas. Esse foi um momento em que juntas nos confraternizamos em comemoração e a data tão significativa”, destacou Alessandro Pereira.

Conforme o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão Silva, “a homenagem se justifica, pois, a Prefeitura conta com mulheres no seu quadro de servidores, composta por uma maioria considerável de mães trabalhadoras, que muitas vezes desempenham funções que até há pouco tempo, eram exclusivamente masculinas”, enfatizou.

Para a mãe e servidora Maria das Graças Machado de Sousa, que trabalha como assessora de projetos especiais na Secretaria de Planejamento Urbano, “Ser mulher trabalhadora nos dá satisfação e ser mães nos dá felicidade”, completou Maria das Graças.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País. Em 1947, a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de maio, por este motivo, esta data é móvel, sendo alterada todos os anos. Nos próximos três anos, por exemplo, o Dia das Mães cairá dia 14 de maio de 2023; 12 de maio de 2024 e 11 de maio de 2025.

Servidor