FUNCIONALISMO
Secretaria de Administração e Modernização valoriza servidores com oferta de vários serviços
Dentre os serviços mais procurados no RH da Prefeitura estão retificação de CTPS; adicional de escolaridade e recisão.
Publicado em: 13/03/2023 por João Rodrigues
Anunciada como carro-chefe do governo por muitas vezes pelo prefeito Assis Ramos, a valorização dos servidores vai muito além da realização de concurso público, reajuste salarial ou qualquer outro ganho nessa área.
O reconhecimento da importância do servidor se dá pela forma de acolher, atender e resolver problemas dos colaboradores, como ocorre com a Secretaria de Administração e Modernização, (Seamo), considerada a “casa do servidor”.
Responsável por atender as demandas de todos os servidores municipais, o Departamento de Recurso Humanos (RH), que funciona no prédio da prefeitura, e subordinado a Seamo. Lá são oferecidos diversos serviços imprescindíveis aos servidores.
A coordenadora-geral do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, Aguidaci Jorge Pereira Freitas, explicou que o papel do departamento de RH é receber e dar encaminhamento a todas as demandas de diversos assuntos, que dão entrada no setor de protocolo.
“Tudo o que os servidores acham que têm direito, baseado em alguma lei, eles dão entrada e estes protocolos são recepcionados por servidores do RH para que possam ser feitos boletins informativos de acordo com cada assunto e após são enviados à PGM para a emissão de pareceres opinativos pelo deferimento ou indeferimento e, posteriormente, são encaminhados para análise da Seamo onde serão validados esses pareceres através de decisões e despachos emitidos pelo secretário da pasta”, explicou Aguidaci Jorge.
Na sede da Seamo, que fica no edifício GMaia, também são oferecidos outros serviços. Além das informações gerais na recepção, na pasta há um departamento que atende exclusivamente servidores com alguma dificuldade relacionada ao contracheque, entre outros.
“Este setor foi criado há cerca de seis meses. Acredito que a Secretaria de Administração gerencia o governo, então a gente lida muito com servidores com diversas demandas que atendemos como terço de férias, alguma situação no pagamento e qualquer outro tipo de demanda, o servidor se dirige a este setor e buscamos atendê-lo da melhor maneira possível”, disse coordenador do Setor de Atendimento ao Servidor Público, Vando Ladeira. Segundo ele, a prioridade é atender bem e fazer com que o servidor saia do setor com pelo menos uma orientação do que deve fazer.
“Gostei muito do atendimento e fui bem orientada, gostei”, disse a servidora Gilzaete da Silva Alves, que trabalha na área de saúde e esteve na Seamo pela primeira vez.
“Eu preciso tirar uma certidão para o cartão do ônibus, mas não é aqui nesta secretaria, mas valeu a informação. Fui bem atendida na recepção”, disse a servidora Aldecid da Silva Costa.
A Seamo fica localizada na rua Urbano Santos, 1621, primeiro andar, entre as ruas Paraíba e Pernambuco, no bairro Juçara, e funciona de segunda a sexta das 8h às 14h.
Resumo dos serviços oferecidos
O Setor de Recursos Humanos é subordinado a Secretaria de Administração e Modernização, e funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Imperatriz de segunda a sexta das 8h às 14h.
A atribuição do setor é o recebimento das demandas relacionadas às questões trabalhistas dos servidores, confecção dos processos administrativos e envio aos setores competentes para análise e providências acerca do processo.
Os assuntos, nos quais, os servidores dão entrada no protocolo do Recursos Humanos Geral são diversos, como, por exemplo, retificação de CTPS; adicional de escolaridade; adicional de difícil acesso; rescisão; atualização de tempo de serviço, etc. Além disso, é atribuição do setor, o processo de admissão dos novos concursados, fazendo o recebimento e análise da documentação, e o cadastro de admissão.