Servidor

FUNCIONALISMO

Seamo garante atendimento de demandas de enfermeiros da rede municipal

Prefeitura mantém diálago com a população, servidores e entidades classistas.

Publicado em: 29/04/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Seamo garante atendimento de demandas de enfermeiros da rede municipal

Reunião do secretário Alair Firmiano com representantes dos enfermeiros foi proveitosa. (Foto: Maira Soares)

Enfermeiros que atuam na rede municipal de saúde terão atendidas, nos próximos dias, demandas importantes para a atividade profissional da categoria.

Após receber representantes do sindicato estadual da classe, o secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano, reafirmou que a gestão municipal está impedida de conceder reajuste salarial de servidores até o dia 31 de dezembro deste ano (Lei 173/2020), mas mantém diálogo com a população, servidores e sindicatos e vai conceder demandas pontuais da categoria. Dentre elas, estão a concessão como a segurança física para os enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde, UBS, que atendem com horário estendido até às 20h.

“Não podemos onerar e nem aumentar gastos com servidores por força de lei, mas estamos vendo outras demandas, algumas já foram até atendidas aqui e outras serão analisadas e, na medida do possível, vamos atendendo aquilo que os sindicatos reivindicam”, disse.

Sobre a segurança dos enfermeiros nas UBS, o titular da Seamo disse que já havia feito contato com o comando da Guarda Municipal para dar apoio aos profissionais de saúde.

O atual presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, SEEMA, Nonato Cadilhe, disse que a reunião foi proveitosa, com exceção do não reajuste salarial da categoria, mas a entidade compreende. Ele lembrou que foram solicitados fardamento para enfermeiros que trabalham no SAMU.

A dirigente sindical Ana Leia Coelho, também avaliou bem o encontro. “A reunião foi muito boa porque, primeiro o gestor estabelece um diálogo com a categoria e é através disso que a gente avança. Embora a lei 173 não permita novos reajustes, mas a gestão está se preocupando que aqueles reajustes estatutários, que já estão garantidos em lei, como a próprio lei 173 dá essa possibilidade, e o gestor é flexível e em nenhum momento se omite de fornecer o direto do servidor”, reconheceu Ana Léia.

Organização da categoria

Pelos levantamentos do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, SEEMA, existem 12 mil profissionais no Estado e 2.000 em Imperatriz, sendo que desse total da cidade, 70% são filiados à entidade.

 

Servidor