Servidor

FUNCIONALISMO

Gestores de RHs da Prefeitura participam de treinamento

A implantação do E-Social chega a quarta fase com o envio da Folha de Pagamento do funcionalismo

Publicado em: 06/04/2022 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Gestores de RHs da Prefeitura participam de treinamento

Treinadmento sobre quarta etapa do E-Social foi realizado para gestores de RHs na UAB. (Foto: João Rodrigues)

Gestores de departamentos de Recursos Humanos (RHs) de todas as secretárias municipais participaram, nesta terça-feira (05) no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, na Praça União, de um treinamento sobre o E-Social.

A capacitação faz parte de mais uma etapa de implantação do E-Social, programa Federal que reúne e sistematiza informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de empresas e entes públicos.

O treinamento foi ministrado durante a manhã de terça-feira pela consultora especialista em E-Social, Maria Manoela de Paula, de Recife-PE.

Dentre os pontos abordados no encontro estão orientações como processos internos de admissões, afastamentos, licenças e atestados médicos. Os gestores de RHs, também, foram orientados a enviar qualquer demanda que necessite inclusão de informação na Folha de Pagamento do funcionalismo até o dia 20 de cada mês, data de fechamento da referida folha para que haja tempo hábil de análises e conferência das informações.

Manoela de Paula pediu atenção especial aos gestores de RHs sobre os atestados médicos, em especial aqueles com pedido de cinco dias, pois uma vez juntando três no mesmo mês sobre o mesmo assunto já equivaleria a um afastamento.

Nesta nova fase, a quarta que consiste no envio da Folha de Pagamento da Prefeitura de Imperatriz a plataforma do E-Social, também, será necessário que as informações sejam atualizadas constantemente para evitar defasagem. A consultora observou que numa situação de óbito do servidor, o departamento de RH precisa inserir essa informação na plataforma do E-Social em curto prazo.

“Toda mudança cultural é lenta e requer um tempo, e o E-Social é uma mudança cultural. As informações vão ter que chegar a plataforma em prazos mais corretos de acordo com o novo sistema, mas a receptividade hoje aqui foi maravilhosa e todos entenderam as informações”, disse a especialista.

A secretaria adjunta da Seamo e coordenadora da Folha de Pagamento, Bruna Neves, disse que o E-Social vai exigir  uma adaptação das rotinas do funcionalismo, profissionais de RHs e as administrações municipais, em geral, mas vai trazer muitas vantagens também.

“Será uma mudança de cultura, porém, para os servidores que forem ser admitidos a rotina ficou bem mais simples e tudo só num lugar. Já para os RHs, as mdanças vão exigir uma certa adaptação, mas só no primeiro momento”, destacou Bruna Neves.

Pelo cronograma adotado pela Seamo, até o dia 15 de maio será enviada, pela primeira vez, a Folha de Pagamento do funcionalismo municipal de Imperatriz para a plataforma do E-Social.

Sob a coordenação do Comitê Gestor de Implantação do E-Social, Manoela vai se reunir com o secretário municipal de Administração, Alex Silva, para repassar orientações sobre as atribuições da gestão nesta nova fase do programa Federal.

Servidor