CONGRESSO SUS DIGITAL 2025
Secretaria Municipal de Saúde realiza 1º Congresso SUS Digital 2025 da Região Tocantina
Imperatriz sedia, de 10 a 12 de setembro, o SUS DIGITAL 2025, primeiro congresso regional de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
Publicado em: 12/09/2025 por Nathalie da Costa

O encontro reúne profissionais da saúde, gestores, estudantes e pesquisadores para discutir inovação e integração na Atenção Primária e Vigilância em Saúde. (Foto: Marcelo Nunes)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Governo do Maranhão, realiza o 1º I Congresso de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Região Tocantina, o SUS DIGITAL 2025, em Imperatriz, entre os dias 10 a 12 de setembro de 2025. Com o tema “Inovação e Integração: Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Transformação Digital”.
O encontro, que ocorre de forma presencial, além de transmissão e participação on-line pelo canal no Youtube “SUS DIGITAL IMPERATRIZ”, reúne profissionais da saúde, gestores, estudantes e pesquisadores para discutir inovação e integração na Atenção Primária e Vigilância em Saúde. O congresso oferece palestras, mesas-redondas e a I Mostra Integrada de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, espaço destinado para a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os destaques da programação científica, temos a palestra magna sobre o novo financiamento da atenção básica e funções do prontuário eletrônico, ministrada pela Mestra Verineida Lima, sobre a Farmácia Viva na Atenção Primária, ministrada por Kallyne Bezerra, além de apresentação sobre a inteligência artificial na prática clínica pela mestra Bianca da Silva Ferreira, a Vigilância em saúde no contexto da Atenção Primária pelo Especialista Edmilson Silva Diniz Filho, e a palestra com o médico Dr. Marcos Pacheco, na Estratégia Saúde da Família e teleatendimento.
Para o secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, o congresso representa um avanço estratégico para a saúde pública regional, destacando que “Imperatriz sedia esse grande evento com muito orgulho, pois além de estar discutindo e compartilhando experiências exitosas no âmbito do SUS, nós também contribuímos para o fortalecimento da saúde pública em sua porta de entrada, que são nas Unidades Básicas de Saúde, com a atuação, desde os agentes comunitários de saúde ao médico durante uma consulta. Eu acredito que esse congresso vai capacitar ainda mais nossos profissionais da saúde e ainda vai dar uma base sólida aos futuros profissionais, que são os estudantes da área da saúde que também estão participando “.
Durante a abertura do Congresso, na noite desta quarta-feira (10), estiveram presentes autoridades do município e de cidades da região. O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, esteve presente e salientou que “É uma honra poder ser o primeiro prefeito a realizar o Congresso do SUS Digital em Imperatriz, compartilhando informação, trazendo pessoas que possam contribuir com a formação, capacitação e conhecimento dos nossos servidores e também dos servidores da região Tocantina. Por isso, estarei presente nos três dias para dizer ao povo de Imperatriz que nós estamos nos preparando para atender ainda melhor. Isso é possível e é necessário para que possamos consolidar Imperatriz como uma cidade grande”.
Além da programação científica, o evento conta com momentos que fomentam a cultura local. O encerramento, no dia 12, contará com apresentação musical de uma banda local, seguida da premiação dos trabalhos apresentados que ganharam destaque. O SUS DIGITAL 2025 coloca a cidade de Imperatriz em destaque no estado do Maranhão, pois promoverá a troca de experiências, a inovação na Atenção Primária e Vigilância em Saúde e o fortalecimento das práticas digitais que transformam o cuidado com a população.
As inscrições para o congresso ficaram disponíveis durante todo o mês de agosto, e encerram em 5 de setembro, reunindo mais de 2 mil inscrições, sendo que 800 participantes estão previstos por dia. O superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Santana, ressalta que “O congresso SUS é uma iniciativa que tem como principal objetivo desenvolver a cultura digital nos nossos profissionais da saúde , além de fortalecer a Atenção Primária por meio da troca de experiências com profissionais, que são referência em saúde pública no Brasil”.
Com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, o congresso também produziu o documentário “O Poder da Saúde Pública: O Protagonismo da Atenção Primária em Imperatriz“, disponível no canal do Youtube SUS DIGITAL IMPERATRIZ, com o objetivo de destacar o papel fundamental da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde no município. A produção reúne relatos de profissionais da rede, como médico, enfermeira, assistente social e demais trabalhadores da saúde, além de depoimentos da comunidade, que utiliza diariamente o Sistema Único de Saúde. A proposta é valorizar o SUS como uma conquista coletiva e mostrar como a atuação integrada da Atenção Primária fortalece os serviços, melhora a qualidade da assistência e promove o cuidado humanizado no território.
Confira a programação:
10/09/2025 - Quarta-feira
- 18h – Credenciamento
- 19h – Cerimônia de Abertura
- 20h – Palestra Magna: Novo Financiamento da Atenção Básica e funções do prontuário eletrônico – Ma. Verineida Lima
11/09/2025 - Quinta-feira
- 08h – Credenciamento
- 08h30 – Palestra: Letramento Digital para ACS e ACE – Dra. Katarinne Lima Moraes
- 10h – Palestra: Apresentação do Aplicativo: Pastoral da Criança + Gestante – Ana Paula Damaceno Oliveira
- 11h – Palestra: Farmácia Viva na Atenção Primária à Saúde: Integração do Saber Popular e Evidências Científicas no Cuidado Integral – Kallyne Bezerra
- 12h – Intervalo
- 14h – Palestra: O papel da EMULTI na integralidade do cuidado na atenção primária – Ma. Núbia Cássia Camargo
- 16h – Palestra: Inteligência artificial na prática clínica – Ma. Bianca da Silva Ferreira
12/09/2025 - Sexta-feira
- 08h – Mostra de Práticas Exitosas
- 12h – Intervalo
- 14h – Palestra: Vigilância em saúde no contexto da atenção primária em saúde – Esp. Edmilson Silva Diniz Filho
- 15h – Palestra: O médico na Estratégia Saúde da Família e as possibilidades do teleatendimento – Dr. Marcos Pacheco
- 17h – Premiação dos trabalhos – Comissão de Avaliação
- 18h – Encerramento: Show com banda local




