Saúde

IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a Influenza é liberada para a população acima dos 6 meses em Imperatriz

Campanha da vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde

Publicado em: 18/05/2023 por Rainara Ferreira

Secretaria de Saúde

Vacina contra a Influenza é liberada para a população acima dos 6 meses em Imperatriz

Disponibilização da vacina contra a gripe é ampliada para todos os públicos (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), reforça que a campanha de vacinação contra influenza continua na cidade com o intuito de avigorar o sistema imunológico da população e, em registro, está liberada para todos os públicos, a partir de 6 meses de idade. A iniciativa acontece em todas as 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, durante o período da manhã e tarde. 

É importante lembrar que, no ato da vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento pessoal com foto e o Cartão do SUS. No caso de crianças, compareçam com documento de identidade com foto da criança e responsável, cartão SUS e comprovante de residência em nome dos pais ou responsável.

Foram registrados poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde e, para não haver desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, foi decidido estender a todas as faixas etárias.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). É dada a orientação da adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

“A vacinação é a medida de prevenção mais eficaz para contribuir para a redução da circulação viral na nossa cidade. Temos que focar nos grupos de indivíduos com condições de risco, por ser uma população mais atingida. Realizamos o Dia D de vacinação e continuaremos com os nossos profissionais trabalhando para atingirmos a meta de vacinação da população”, pontua o secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

Serviço: 

Em caso de dúvida, entre em contato com o Posto de Saúde do seu bairro.

Saúde