Saúde

BALANÇO

UPA São José realizou 14 mil atendimentos nos 4 primeiros meses do ano

Dados foram apresentados na Câmara Municipal durante a prestação de contas da saúde.

Publicado em: 25/05/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

UPA São José realizou 14 mil atendimentos nos 4 primeiros meses do ano

Para quem precisa de atendimento, a UPA São José fica localizada na Rua São Domingos, s/n, e funciona 24 horas. (Foto: Patrícia Araújo)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José realizou no primeiro quadrimestre de 2023, correspondente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, 14 mil atendimentos na unidade. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal, durante a Audiência Pública de prestação de contas da saúde.

Administrada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a UPA São José teve um aumento de 2 mil atendimentos em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 12 mil atendimentos.

De acordo com o relatório, segundo a classificação de risco, são 680 azuis, 11.737 verdes, 1.657 amarelos, 47 laranjas e 11 classificados como vermelhos, que representam pacientes com risco de morte, que necessitam de atendimento imediato.

Dentre os serviços oferecidos a UPA São José realiza eletrocardiograma, glicemia capilar, inalação/nebulização, sutura, curativo, atendimento assistência à emergência, consultas com médicos, apoio a diagnóstico e medicações. Nesse período de 4 meses, por exemplo, foram administrados mais de 30 mil medicamento nos pacientes que procuraram a unidade para atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, Alcemir Costa, mesmo com as dificuldades do SUS, que acontecem em todo o Brasil, a UPA segue realizando um bom trabalho para a população. “Os dados mostram que tivemos um aumento no número de atendimentos em comparação com o ano passado, e seguimos com o trabalhado para atender toda a população. A Prefeitura de Imperatriz, e a gestão do Prefeito Assis Ramos, tem a preocupação em sempre oferecer e ampliar os serviços de saúde para a comunidade. Nossos profissionais têm trabalhado para que mais pessoas recebam um atendimento mais humanizado e de qualidade”, explicou.

Para quem precisa de atendimento, a UPA São José fica localizada na Rua São Domingos, s/n, e funciona 24 horas.

Saúde