Saúde

BALANÇO

UPA São José já realizou mais de 12 mil atendimentos em 2022

Unidade tem gestão da Prefeitura e fica localizada na Rua São Domingos

Publicado em: 09/06/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

UPA São José já realizou mais de 12 mil atendimentos em 2022

População atendida em casos de assistência à emergência, consultas médicas, apoio diagnóstico e medicações. (Foto: Patrícia Araújo)

No primeiro quadrimestre de 2022, correspondente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José realizou mais de 12 mil atendimentos. Ela é administrada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

De acordo com a classificação de risco, foram 186 atendimentos azuis, mais de 9 mil verdes, mais de 2 mil amarelos, 89 laranjas e 39 vermelhos.

A cor vermelha, que indica atendimento imediato, são os casos de emergência e com risco à vida. Enquanto a cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos e a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em maior espaço de tempo, pois tem baixo risco de agravo imediato à saúde. É preciso ainda destacar que esse tempo de espera pode variar conforme a demanda.

Já os casos não urgentes, são classificados com a cor azul e podem ser atendidos em até 240 minutos. Nesses casos leves, os pacientes podem ser encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

“Na UPA São José oferecemos diversos serviços, como: administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, consulta médica (clínico geral e pediatra), consulta com enfermeiro, atendimento com assistente social, eletrocardiograma, nebulização, raios-X, entre outros”, informou Jordanna Nunes, coordenadora da unidade.

“A Prefeitura de Imperatriz tem priorizado a melhoria e ampliação de todos os serviços de saúde. Os números apresentados ressaltam a importância da UPA São José para a população, por sua localização estratégica ela colabora ainda com a descentralização dos serviços”, explicou Alcemir Costa, secretário municipal de Saúde.

A UPA do bairro São José fica localizada na Rua São Domingos, s/n. Unidade realiza atendimentos de assistência à emergência, consultas médicas, apoio diagnóstico e medicações.

Os números de atendimentos desta e outras unidades da rede municipal de saúde foram apresentados durante audiência pública de prestação de contas, realizada nesta semana na Câmara de Vereadores de Imperatriz.

Saúde