Saúde

SAÚDE

Unidades Básicas recebem capacitação sobre saúde mental

Parceria com a Atenção básica fortalece cuidados com a mente no ambiente de trabalho

Publicado em: 05/05/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Unidades Básicas recebem capacitação sobre saúde mental

Formação vai atender todos as Unidades Básicas de Saúde em Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Servidores das Unidades Básicas de Saúde, UBS, participam de capacitação sobre procedimentos para atender pacientes que precisam tratar da saúde mental. A formação é realizada pela Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz. A ideia é que em seis meses todas as UBS's da cidade recebam as orientações sobre dispositivos de atendimento e orientações de como cuidar da mente.

Inicialmente, apenas os servidores das UBS’s devem participar. A proposta, conta a Dandara Torres, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente NEPS, é fortalecer os cuidados com a saúde mental. “Damos orientações sobre saúde mental, divulgamos os serviços, explicamos como se dá o fluxo e a rotina de cada dispositivo da rede, além de disponibilizar ao servidor atendimento e encaminhamento caso esteja precisando”, comenta.

Para a coordenadora da UBS Santa Rita, Darildes Silva, falar sobre saúde mental com quem trabalha na atenção básica do município é essencial. Ela relata que muitas pessoas estavam abaladas emocionalmente, o que influência na prestação do serviço para a população.

Darildes também conta que, uma vez sabendo dos procedimentos de atendimento da saúde mental em Imperatriz, tanto os servidores quanto a população saem ganhando. “Cuidar de quem cuida fortalece nossas ações diárias dentro do ambiente de trabalho”, diz. Além do mais, é importante que os profissionais das UBS saibam como encaminhar os pacientes que procuram suporte nos postos de saúde.

A Rede de Saúde Mental conta com os Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III AD e Álcool e Drogas, localizado no bairro Parque Anhanguera. O CAPS Infantojuvenil, na rua Itamar Guará, bairro Três Poderes, e o Ambulatório de Saúde Mental, localizado na rua Amazonas, Centro.

Saúde