Saúde

ATENDIMENTO

Unidades Básicas de Saúde terão consultas ortopédicas aos sábados

O programa "A gente faz ortopedia" vai garantir 300 atendimentos em cada edição, com triagem, consultas médicas e encaminhamento para exames e cirurgias

Publicado em: 24/05/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Unidades Básicas de Saúde terão consultas ortopédicas aos sábados

O atendimento descentralizado possui cronograma para cada UBS. (Foto: Luana Barros)

Com objetivo de ampliar a oferta de serviços à população, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), irá promover o programa “A gente faz ortopedia”. Ação será realizada aos sábados, obedecendo o cronograma previamente divulgado, contemplando seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), com realização de triagem, consultas médicas e encaminhamento para exames e cirurgias, caso necessário.

O cronograma inicia em 04 de junho pela UBS Nova Imperatriz e terá continuidade: 11 de junho na UBS Milton Lopes, 18 de junho na UBS Cafeteira, 25 de junho na UBS Vila Lobão, 02 de julho na UBS Maria Aragão (Vilinha) e 09 de julho na UBS São José.

Equipes de cada unidade irão realizar agendamento das pessoas contempladas. A ação contará com médicos, enfermeiros, técnicos e auditores, para atender durante todo o dia. Objetivo é descentralizar os serviços e aproximar da população.

“Os agentes comunitários de saúde e as gerentes das unidades irão avisar as pessoas que serão contempladas em cada ação. Eles integram uma demanda reprimida devido à pandemia, quando os serviços estiveram reduzidos. Ao todo, serão seis médicos realizando 300 atendimentos em cada sábado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa.

Os pacientes que necessitarem de exames, como eletrocardiograma, serão realizados na própria Unidade Básica de Saúde e nos casos de raio-x serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José. Iniciativa envolve também as coordenações da Atenção Básica, Ortopedia, Centro de Especialidades Médicas Três Poderes e Auditoria.

Saúde