Saúde

ATENDIMENTOS

Unidade Móvel Oncológica diagnosticou 57 casos de câncer em Imperatriz

Atendimentos são de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde

Publicado em: 02/06/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica diagnosticou 57 casos de câncer em Imperatriz

Ônibus Rosa percorre todos os bairros da cidade, aproximando os atendimentos da população. (Foto: Linair Sousa Soares)

Apenas em maio de 2023, a Unidade Móvel Oncológica, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, diagnosticou 57 casos de câncer. Os pacientes foram encaminhados para tratamento, por meio da rede estadual. 

A Unidade Móvel Oncológica realiza atendimentos em diversos bairros da cidade e, no mês de junho, estará em frente ao CRAS do bairro Cafeteira. 

Dentre os tipos câncer, foram diagnosticados os seguintes casos: 07 de mama, 10 de colo uterino, 07 de pele, 08 de próstata, 04 de ovários, 01 de leucemia, 02 de linfoma, 01 de pulmão, 01 de colon, 04 de reto/canal anal, 01 de rins, 01 de estômago, 02 de fígado/vias bilares, 02 de pâncreas, 02 de esôfago, 01 de laringe, 01 de cav.nasal e 02 de orofaringe.

“Reforçamos para a população a importância das consultas e exames periódicos para estimular o diagnóstico precoce. O Ônibus Rosa percorre todos os bairros da cidade, levando os atendimentos para mais próximo das pessoas”, explicou Alcemir Costa, secretário de Saúde. 

Com a descentralização dos serviços, e maior proximidade da comunidade, a unidade móvel tem capacidade para realizar até 190 exames diários e cerca de 40 pequenas cirurgias. 

“O ônibus rosa tem dois pavimentos, com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau)”; informou a coordenadora do Setor de Oncologia do Município, Vilenice Batista. 

Além da unidade, a Prefeitura de Imperatriz mantém o Setor de Oncologia, que funciona no Centro de Especialidades Médicas, dos Três Poderes.

Saúde