Saúde

COVID-19

Um mês sem registros de mortes por covid-19 em Imperatriz

Cidade apresenta o menor índice da doença na pandemia

Publicado em: 08/04/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Um mês sem registros de mortes por covid-19 em Imperatriz

Número de óbitos desde o início da pandemia, em decorrência da doença, é 1.005 pessoas. (Foto: Edmara Silva)

Imperatriz completou nessa sexta-feira, 8 de abril, um mês sem registro de mortes por Covid-19 na cidade. Último registro ocorreu em 3 de março. O número de óbitos desde o início da pandemia, em decorrência da doença, é 1.005 pessoas.

No intervalo de 24 horas, a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 na cidade, não teve alteração. Apenas dois pacientes estão internados. Um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o outro, no leito de enfermarias do Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, que está atendendo, atualmente, a rede exclusiva de pacientes com Covid-19 de Imperatriz e região.

A taxa de ocupação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São José está zerada. A unidade conta com ala exclusiva com síndromes gripais com 12 enfermarias, 6 de suporte ventilatório e 10 leitos de observação.

Conforme o relatório divulgado pela Secretaria de Saúde (Semus), Imperatriz tem atualmente 23.916 casos confirmados de Covid-19. Em investigação, 103 pessoas e 22.808 de recuperados.

O menor índice de pessoas contaminadas com a doença desde o início da pandemia, se deve a alta taxa de vacinação da população adulta, com a cobertura com cerca de 80% (78,93%) com duas doses ou imunização completa.

Em Imperatriz, a vacinação do público-alvo começou em janeiro de 2020, desde então o Município tem avançado nas estratégias para imunizar a população, é o que destaca o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

“Podemos observar que à medida que a vacinação avançou, os números de agravamentos da Covid-19 reduziram. É todo um trabalho no sentido de alcançarmos bons índices de contenção e saímos dessa pandemia. Cito aqui a descentralização dos pontos, mutirões de vacinação, testagem em massa e a ampliação do horário de atendimento. Recentemente estive em São Luís e conseguimos mais 15 mil testes de Covid, dentre outras ações no combate ao vírus”, comenta. 

Em adolescentes de 12 a 17 anos, se encontra, também, com cerca de 80% (78,87%). Já a vacinação em crianças, de 5 a 11 anos, a cidade atingiu mais de 6 mil crianças, representando um universo de 20,27% deste público vacinável com a primeira dose.

O acumulado de novos casos reduziu cerca de 55%, com diminuição de 224 para 103 novos casos em investigação. A média móvel é de 34 novos casos em 7 dias. Número abaixo das cidades de São Luís, que atualmente está com 128,71 na média de 7 dias; Caxias com 76,43 e Santa Inês com 37,43. Conforme dados divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Governo do Estado.

Pontos de vacinação

A imunização contra covid-19 continua nas Unidades Básicas de Saúde. As UBS de atendimento pediátrico são: Beira-Rio, Parque do Buriti, Planalto, Bom Sucesso, Vila Fiquene, Camaçari, Centro Novo e Coquelândia (manhã).

Já as UBS de atendimento adulto contemplam: Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira, Vila lobão, Nova Imperatriz, Conjunto Vitória, Bom Jesus, Vila Nova, Santa Rita, Coquelândia e Centro Novo (à tarde).

Com relação à testagem de covid-19, os atendimentos estão ocorrendo no Centro de Atendimento Covid-19, na Avenida São Sebastião, ao lado da UBS Vila Nova.

Quarta dose

A Prefeitura de Imperatriz iniciou, no dia 28 de março, a vacinação da quarta dose contra a Covid-19 para idosos a partir de 80 anos, sendo necessário intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço.

A aplicação da quarta dose é uma recomendação do Ministério da Saúde que aponta, segundo os estudos, uma diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação do imunizante.

Vacinação nas Escolas

Está em andamento uma campanha de vacinação nas escolas da rede municipal. O objetivo é vacinar cerca de 30 mil alunos, com idade acima de cinco anos e a população geral.

A primeira escola a receber o projeto foi a Eliza Nunes. A ação já contemplou também as unidades de ensino Darcy Ribeiro e a Machado de Assis, na Vila Nova.

Colaboração Paula de Társia

Saúde