Saúde

CAPACITAÇÃO

Técnicos de enfermagem do Município concluem primeiro curso de instrumentação cirúrgica

Esta especialização é mais uma iniciativa da Prefeitura de Imperatriz para aprimorar conhecimentos dos servidores

Publicado em: 30/06/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Técnicos de enfermagem do Município concluem primeiro curso de instrumentação cirúrgica

Profissionais ainda mais qualificados para atender a população. (Foto: Paula de Társsia)

Profissionais dos Hospitais Municipais de Imperatriz, Socorrão e Socorrinho, e da UPA São José concluíram o primeiro curso de especialização em instrumentação cirúrgica. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), em parcerias com outras instituições, para aprimorar conhecimentos dos servidores.

O ato de colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (30), com 35 profissionais, que receberam certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação. Com carga horária de 370 horas e duração de oito meses, os técnicos aprimoraram conhecimentos visando atuar em parceria com a equipe médica responsável pelas cirurgias.

“A gestão do Prefeito Assis Ramos é comprometida com a valorização e capacitação dos nossos profissionais. Vários cursos já foram feitos no Socorrão, temos uma sala de treinamento lá, e hoje concluímos uma especialização em instrumental cirúrgico que reafirma esse compromisso. Esse momento importante para nós, enquanto gestão, para os formandos, para a família, e para os nossos pacientes, atendidos por profissionais qualificados”, destacou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Turma para a formação foi selecionada por meio de edital. (Foto: Paula de Társsia) 

Dentre as habilidades adquiridas, estão conhecimentos dos nomes e função de cada instrumento, cuidados com assepsia, montagem e desmontagem da mesa de instrumentação cirúrgica. Acompanha ainda todo procedimento do início ao fim. “Foi um curso de muito valia para a nossa profissão, afinal conhecimento nunca é demais, hoje é dia de agradecer por todo esse percurso”, pontuou o formando Eduardo Sousa.

Sentimento partilhado, também, pela formanda Ciele Sousa Lucena, oradora da turma, que agradeceu a todos os envolvidos na capacitação. “Foram várias batalhas ao longo desse tempo, desafios para conciliar estudos e trabalho, mas a gente conseguiu concluir com êxito”, disse.

“A seleção dos alunos foi por meio de edital e os que atingiram as exigências, fizeram a matrícula e receberam a qualificação, feita pela Escola Técnica EQTEI. E é com imensa alegria que hoje formamos essa primeira turma de instrumentação cirúrgica, resinificando práticas”, explicou o diretor do Socorrão, Vitor Pachelle.

Curso foi resultado de parceria do Município com instituição de ensino. (Foto: Paula de Társsia)

Saúde