Saúde

MEDIDA

Socorrinho se reúne com Comissão Intergestores Regional para discutir pactuações

Reunião aconteceu virtualmente respeitando as normas de segurança para evitar a propagação da Covid-19

Publicado em: 06/05/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Socorrinho se reúne com Comissão Intergestores Regional para discutir pactuações

É importante que os protocolos de regulação e as pactuações sejam seguidas à risca, pois agiliza o fluxo de atendimento. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura, por meio da direção do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII,- Socorrinho, participou de reunião nesta quarta-feira, 5 de maio, com a Comissão Intergestores Regional, CIR, para discutir as pactuações voltadas às demandas de encaminhamentos via ambulância, apresentação de Fluxograma, Planejamento Regional Integral, traslados de pacientes, regulação, referência e contra referência. A reunião aconteceu virtualmente, respeitando as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde, OMS, e do Ministério da Saúde para evitar a propagação da Covid-19, com objetivo de corresponsabilidade dos municípios que regulam pacientes para o hospital.

A direção do Socorrinho destacou pontos em que as pactuaçãos precisam seguir as orientações planejadas por outros municípios, como laudos com parecer médico, formulários com dados precisos nos envios da regulação, dentre outros pontos. Evitando assim, estádia de longa duração das famílias  e lotação nos setores do hospital. O diretor do Hospital Infantil, Alberto Clezio Sousa Oliveira, explica que “apesar da instituição ser referência, precisamos entender que o processo precisa ser mais claro, as informações precisam ser mais específicas e com técnicas científicas, para garantir a Política de Garantia de Direito da Criança. Os municípios que regulam seus pacientes para o nosso hospital também são corresponsáveis pelo processo” , enfatiza.

É importante que os protocolos de regulação e as pactuações sejam seguidas à risca, pois agiliza o fluxo de atendimento. “Quando um município encaminha uma criança e manda tudo legalizado, com a documentação correta e com informações precisas desse paciente, fica mais fácil acionar ou encaminhar a criança para outro especialista em Imperatriz ou para especialidade fora do domicílio. Com posse dessas informações temos 100% de condições para analisar e fazermos uma regulação mais rápida para São Luís, se preciso. Quando essas informações não chegam de forma clara, temos dificuldade e passamos mais tempo para resolver e amenizar o sofrimento da criança”.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é a instância em que os gestores discutem, pactuam, monitoram e avaliam as intervenções definidas para a região de saúde, definem as metas regionais e as responsabilidades de cada ente para o alcance das intervenções definidas.

Saúde