Saúde

CAPACITAÇÃO

SEMUS realiza terceiro dia de curso sobre Humanização na Saúde

Acolhimento com Dinâmica, Horizontalidade do Cuidado e Gestão em Saúde, Relações Interpessoais, Conhecendo o Ambiente de Trabalho e Apresentação da Rede de Saúde, foram alguns dos temas abordados.

Publicado em: 28/08/2019 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

SEMUS realiza terceiro dia de curso sobre Humanização na Saúde

Projeto que visa a humanização, acolhimento e atender os princípios do Sistema Único de Saúde, SUS. (Foto: Edmara Silva)

Em continuidade à I Semana de Capacitação em Humanização na Saúde, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realizou hoje, 28, no auditório da Pitágoras, palestras voltadas para os servidores municipais no que tange a integração entre gestão e usuário.

Com temas; Acolhimento com Dinâmica, Horizontalidade do Cuidado e Gestão em Saúde, Relações Interpessoais, Conhecendo o Ambiente de Trabalho, Apresentação da Rede de Saúde, Processamento de Situações Problemas, Humanização nos Processos de Trabalho e Atendimento ao Usuário, Discrição e Sigilo no Atendimento com o Usuário do SUS, os servidores receberam informações de palestrantes renomados, sobre como gerenciar um atendimento humanizado e coletivo.

"É preciso sensibilizar o usuário para que ele trabalhe com gestores e servidores. É fundamental ter um planejamento coletivo para melhorar o serviço e garantir o respeito, tanto por parte da gestão, quanto por parte do usuário", afirma o secretário Municipal da Saúde, Alair Firmino.

Para a coordenadora de recepção e portaria, Janaina Rodrigues, capacitações como essas voltadas para os servidores são importantes, visto que o fluxo de pessoas que passam no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, Socorrinho, é muito grande. “Trabalho no Socorrinho há dois anos, atendo diretamente mães, crianças e familiares que passam por lá, então prestar um serviço de qualidade, e mais humanizado de acordo com cada situação, pode fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas que já chegam fragilizadas”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, oferta capacitação é uma prioridade da gestão Assis Ramos. “Foi um pedido do prefeito e secretário essas habilitações aos servidores, ou seja, gerando integração entre gestão e usuário iremos potencializar o nosso serviço, qualificando o nosso atendimento. Além disso, a integração é um projeto que visa a humanização, o acolhimento e atender os princípios do Sistema Único de Saúde, SUS”, enfatiza.

Palestras de quinta- feira, 29 de agosto. 

08:00hs - Acolhimento com Dinâmicas

08:30hs - Roda de Conversa: Compartilhando Intervenções nos Espaços de Trabalho

14:00hs - Roda de Conversa: Compartilhando Intervenções nos Espaços de Trabalho

16:00hs - Pactuações e Encaminhamento

17:00hs – Encerramento

O evento encerra sexta-feira, 30, com entrega de certificados

 

Saúde