Saúde

SERVIÇO

Confira itinerário de atendimentos no Ambulatório de Saúde do Homem

Público masculino deve procurar as UBSs citadas, das 17h às 20h

Publicado em: 17/04/2023 por Rainara Ferreira

Secretaria de Saúde

Confira itinerário de atendimentos no Ambulatório de Saúde do Homem

A ação pretende informar e ofertar serviços sobre a saúde do homem (Foto: Divulgação)

Visando ampliar atendimentos oferecidos à população masculina, será iniciada a retomada do ambulatório de saúde do homem por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que disponibilizará consultas, marcação de exames, medicamentos e palestras. A ação, que começou no início do mês, segue nesta semana entre terça-feira (18), e até quinta-feira (20), das 17h às 20h. Os atendimentos percorrerão em três unidades básicas de saúde de áreas distintas da cidade, sendo elas nos bairros Parque Sanharol, Coquelândia e Vila Lobão. Na próxima semana outras três unidades terão atendimentos do ambulatório. 

A programação é destinada ao público masculino com idades entre 20 à 59 anos, visando facilitar e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde. Para o atendimento é necessário levar os seguintes documentos: documento com foto, cartão do SUS e um comprovante de residência.

O secretário de saúde, Alcemir Costa, explica que o objetivo é facilitar o acesso à saúde no âmbito da atenção primária, sobretudo àqueles que tem a falta de tempo como desculpa para não procurar os serviços preventivamente. “Como tenho dito, saúde é papo de homem sim! A partir do ambulatório de saúde do homem estamos realizando as ações voltadas para o homem de forma que ele entenda a necessidade dos cuidados com sua saúde de modo geral”, explica.

O enfermeiro e coordenador da ação, José Elias Mendonça, explica que além de ofertar serviços, o projeto também tem o intuito de informar e prevenir sobre a saúde geral masculina. “Os homens podem aproveitar para fazer suas consultas e atualizar vacinas, ou até mesmo um check-up geral sem precisar se ausentar no trabalho”, comenta o coordenador.


Já foi definido a programação de atendimento do ambulatório e segundo o cronograma, o consultório itinerante passará nesta semana pelas Unidades Básica de Saúde nas seguintes datas:

  • Parque Sanharol: 18/04 (terça);
  • Coquelândia: 19/04 (quarta);
  • Vila Lobão: 20/04 (quinta).

Na próxima semana, entre os dias 25 à 27 de abril, o atendimento será nas seguintes unidades:

  • Santa Inês: 25/04 (terça);
  • Vila Fiquene: 26/04 (quarta);
  • Maria Aragão - Parque Alvorada: 27/04 (quinta).

Saúde