Saúde

ABRIL AZUL

Segue programação de conscientização sobre o autismo

Atividades são realizadas em todo o mês de abril e envolvem crianças, familiares, profissionais e sociedade em geral

Publicado em: 20/04/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Segue programação de conscientização sobre o autismo

Diversas atividades ainda devem ocorrer até o final do mês. (Foto: Divulgação)

Continuam as ações do mês de conscientização sobre o autismo, Abril Azul. Na programação estão incluídas atividades como: acolhimento das famílias no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS-IJ), orientações sobre brincar terapêutico e integrativo sensorial e tarde de diversão, interação e socialização no parque de diversões em shopping da cidade, cinema e piquenique. 

“Desde o início do mês de abril, a Secretaria de Saúde, por meio da Rede Municipal de Saúde Mental e CAPS IJ, desenvolve a campanha ‘Lugar de autista é em todo lugar’. Nossas equipes estão engajadas na constante melhora dos serviços ofertados aos pacientes, assim como na conscientização sobre o tema. Além disso, nossa rede atende pacientes com diversos transtornos e realizamos uma média de 10 mil atendimentos por mês”, informou o secretário de Saúde, Alcemir Costa. 

O coordenador da Rede, Alberto Clezio, explica a importância da programação. 
“Esses momentos são importantes para as famílias e para as crianças com autismo, pois promovem o desenvolvimento das qualidades sociais, aumentando a empatia e promovendo o relacionamento em diferentes grupos sociais. As atividades e dinâmicas fortalecem os vínculos e inclusão social”. 

Nos próximos dias serão realizadas mais atividades. No dia 24/04 será um culto em prol do mês de conscientização do autismo. Nos dias 26, 28 e 29/04 continua o acolhimento das famílias no CAPS IJ com orientações e anamnese. No dia 26/04 uma live sobre o mês de conscientização do autismo e no 29/04, capacitação em saúde mental, na Universidade Aberto do Brasil (UAB). Participam da formação os profissionais da Educação, Saúde, SEDES, e demais instituições públicas que atendem crianças de até cinco anos.

Sobre os atendimentos

O CAPS IJ funciona na Rua Dr. Itamar Guará, nº 2223, bairro Três Poderes, esquina com a Rua Guanabara e oferece atendimento multiprofissional e interdisciplinar à população infanto juvenil, de zero a 18 anos, com transtornos com espectro do autismo, psicoses, transtornos alimentares, de ansiedade, conduta, entre outros.

Mais ações 

Ainda nesta semana, o secretário Alcemir Costa esteve reunido com o coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental para organizar a programação do mês de maio. O município apresentará os avanços e conquistas na rede, que completa 10 anos sem manicômios ofertando serviço humanizado. O Dia "D" será em 18 de maio, que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com tema central #manicômionuncamais: somoslivres!

Saúde