Saúde

PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde leva mutirão de serviços para a zona rural

Unidade Móvel Oncológica leva atendimentos para a zonas rural e urbana

Publicado em: 28/11/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde leva mutirão de serviços para a zona rural

Ônibus Rosa oferta serviços de prevenção ao câncer de próstata, para realizar o exame o paciente precisa estar jejum. (Foto: Arquivo)

Na luta contra o câncer, as atividades de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, são intensificadas ao longo do mês, na campanha Novembro Azul. O mês conhecido mundialmente como de prevenção do câncer de próstata, leva serviços voltados à saúde do homem para a zona rural da cidade. A Unidade Móvel Oncológica encontra-se localizada ao lado da Pousada Embiral, nesta quinta-feira, 28.

Os serviços oferecidos a comunidade são: exame de PSA(exame de próstata) que deve ser realizado em jejum, consultas dermatológicas, prevenção do colo do útero (Papa Nicolau) e agendamento de mamografia. Para a realização do PSA é preciso estar em jejum, já a coleta do preventivo as mulheres devem estar sem manter relação sexual pelo menos três dias antes do exame e sete dias antes ou depois da menstruação. Sobre manchas na pele, feridas, caroços com suspeita de câncer, caso confirmado a doença, a biopsia é realizada na unidade e o atendimento especializado, como cirurgia de grande porte, é encaminhado pela equipe do ônibus.

Os resultados dos exames realizados na unidade móvel são emitidos em até 15 dias, para as Unidades Básicas de referência do paciente, os alterados a coordenação marca uma consulta com o médico especialista e entra em contato com o paciente. Caso confirmado a doença, o usuário inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município, sem a necessidade de agendamento de consultas ou exames. Todo o procedimento é feito pela equipe do ônibus.

Para a coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, “a mobilidade do ônibus leva com comodidade para a população os serviços de saúde, pois não há fila nem pé-agendamentos para ser atendido”, esclarece.  Para ter acesso aos serviços basta levar o cartão do Sistema Único de Saúde, Sus do município, documento de identidade com foto e comprovante de endereço.

 

Saúde