GERENCIAMENTO
Secretaria de Saúde realiza ações de gerenciamento dos estoques de imunobiológicos
Foram realizadas visitas na UPA São José, UPA estadual e Hospital Municipal de Imperatriz
Publicado em: 10/02/2022 por Luana Barros
Com intuito de redesenhar o fluxo de dispensação, investigação e gerenciamento dos estoques de imunobiológicos, a Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Imperatriz, e o departamento de controle da Vigilância em Zoonoses estadual se reuniram nos dias 08 e 09 de fevereiro. O objetivo é alinhar o tratamento de vítimas de ataques de animais peçonhentos, silvestres ou domésticos, que necessitam desse medicamento.
No primeiro dia foram realizadas visitas na UPA São José, UPA estadual e Hospital Municipal de Imperatriz (HMI). No segundo dia foi realizada uma reunião com os departamentos pontuais, que trabalham com manejo dos insumos e das pessoas.
“Nosso objetivo é sempre melhorar os fluxos de atendimentos e serviços na área de saúde já existentes em Imperatriz. Desse modo, percebemos a necessidade de intensificar a investigação dos casos, melhorar a resposta de informação do uso dos insumos e consequentemente termos um controle do estoque do Município”, explica Alcemir Costa, secretário municipal de Saúde.
Gisely Vieira informa que “diariamente a rede municipal de saúde atende pessoas que sofreram ataques de cobras, cães, gatos, raposas, morcegos entre outros animais e para isso precisamos processar melhor as informações para recebimento e uso desses imunobiológicos”.
Participaram das ações Salim Jorge Waquin, do departamento de vigilância em Zoonoses; Giselly Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde, Sueli Reis, coordenadora Vigilância Epidemiológica; Luiza Marilac, coordenadora da Vigilância Entomológica; Cairo Vinícius, coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ); Maria do Perpétuo Socorro, coordenadora do Departamento de Imunização.