Saúde

PROJETO

Secretaria de Saúde estuda parceria com Universidade Federal do Tocantins

Proposta amplia o acesso à informação de qualidade e fortalece o desempenho das políticas públicas em saúde

Publicado em: 05/04/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde estuda parceria com Universidade Federal do Tocantins

Reunião foi realizada no gabinete da Semus, nesta terça-feira, 05 de abril. (Foto: Luana Barros)

Em busca de soluções tecnológicas, o secretário de Saúde, Alcemir Costa, se reuniu na manhã desta terça-feira (05) com representantes do Projeto Central Qualitopama, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira.

O Projeto Central Qualitopama tem a proposta de ampliar o acesso à informação de qualidade e fortalecer o desempenho das políticas públicas em saúde, desenvolvido pela Universidade. Objetivo é melhorar o processo de informação e comunicação de dados em saúde nos municípios dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, na região interestadual denominada TOPAMA.

“Parabenizo a iniciativa da UFT com o Ministério da Saúde, que agora leva esse avanço para as prefeituras. Iremos estudar a proposta, analisar o termo de cooperação e a melhor forma de se viabilizar a execução desse projeto. Reitero que hoje no município de Imperatriz já buscamos melhorar esses sistemas de informações, como é o caso dos tablets, que estamos adquirindo para utilização dos Agentes Comunitários de Saúde”, afirmou Alcemir Costa, secretário municipal de saúde.  

Durante a reunião, o professor Paulo Fernando de Melo Martins, coordenador geral do projeto, explicou um pouco sobre a iniciativa. “O Qualitopama aborda pesquisa, extensão e ensino, e fará o fortalecimento e organização da rede de saúde interfederativa no município, além de promover qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, desenvolvimento de uma solução tecnológica. Com a execução do projeto, se poderá ter um painel monitorando os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQVAS)”.

Saúde