ASSISTÊNCIA
Secretaria de Saúde entrega próteses a pacientes com membros amputados
Ação tem objetivo de promover inclusão social
Publicado em: 25/09/2020 por Kalyne Cunha
Com a finalidade de integrar socialmente pacientes que tiveram membros amputados, Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa Órtese e Prótese do Ministério da Saúde, entregou nesta sexta-feira, 25 de setembro, próteses confeccionadas sob medida. A ação contribui para melhorar a condição de vida, diminuindo a dependência, ampliando potencialidades laborativas e auxiliando nas atividades da rotina do paciente.
A secretária de Saúde, Mariana Jales, explica que “o Programa Órtese e Prótese atende Imperatriz e cidades vizinhas. Oportunizando ao paciente amputado a inclusão social e a melhora da autoestima, para viver com mais autonomia”, relata.
Para garantir a equidade do Sistema Único de Saúde, SUS, a secretária adjunta de saúde, Doralina Almeida, enfatiza que o paciente é acompanhado de acordo com a necessidade. “Temos pacientes com deficiência temporária e definitiva. O primeiro passo é a consulta com o médico especialista e, após a prótese, o paciente terá acompanhamento com fisioterapia, serviço social, psicólogo. O atendimento médico continua para acompanhar o processo de adaptação à prótese”.
O Programa Órtese e Prótese funciona em parceria com o Tratamento Fora de Domicílio, TFD, localizado no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, CEMI, Bairro Três Poderes. Atende mais de 40 cidades da regional e, de acordo com a coordenadora do TFD, Concita Moura, “foram entregues 19 próteses para os pacientes cadastrados no programa, com objetivo de garantir a independência e inclusão melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, pontua.