AÇÃO
Secretaria de Saúde encerra campanha Janeiro Branco com evento realizado nesta quarta-feira (31)
Programação teve presença dos profissionais que atuam na rede de saúde mental e usuários dos serviços
Publicado em: 31/01/2024 por Luana Barros
Com tema “Saúde Mental enquanto há tempo”, foi promovida atividade de encerramento da campanha Janeiro Branco de 2024. Evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nesta quarta-feira (31). E contou com a presença dos profissionais que atuam na rede de saúde mental e usuários dos serviços.
Na programação, as palestrantes Cristine Welke, Paola Lima, Monice Sarmento, Maria Ribeiro e Rafaela Maianna apresentaram os temas: Assembleia de usuários e saúde mental, Garantia de direitos e saúde mental, Intervenção Medicamentosa, Linha de cuidados e saúde mental. Também foram realizados grupos de trabalho com levantamento de propostas, ações e impactos sociais.
Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental do município, explicou um pouco sobre a campanha. “Além do tema geral, também abordamos nas atividades durante todo o mês o lema: Cuidados com o bem-estar mental, desconstruindo tabus relacionados à saúde emocional. E nossas ações de conscientização sobre a importância destes cuidados são realizadas durante todo o ano em todos os serviços que integram a rede”.
A secretária de Saúde, Doralina Marques, reforça a importância de momentos como este. “A programação da campanha Janeiro Branco representa a importância do cuidado com a mente para uma vida plena e saudável. Em Imperatriz, temos uma das redes mais completas do estado, composta pelos dispositivos: Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, CAPS Álcool e Drogas e o CAPS III, Ambulatório de Saúde Mental e a Residência Terapêutica”.
Em todos os serviços da rede, os pacientes podem contar equipes multiprofissionais com: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, nutricionistas, profissionais de farmácia, terapia ocupacional, educadores físicos, entres outros.
Onde buscar atendimento?
Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz: Público-alvo é de pacientes a partir de 18 anos, com transtornos mentais leves.
Horário de Atendimento – 07h às 18h. Endereço: Rua Amazonas, 520 – Centro.
Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil: Público-alvo é de crianças e adolescentes (até menores de 18 anos) com transtornos ou sofrimento mental, especificamente graves e persistentes.
Horário de Atendimento – 08h às 18h. Endereço: Funciona no complexo anexo à UBS Milton Lopes
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS AD III - Álcool e Drogas: Público-alvo é de todas as faixas etárias, principalmente casos como transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas.
Horário de Atendimento – 24h. Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde do Parque Anhanguera
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III – Renascer: Público-alvo é de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
Horário de Atendimento – 24h. Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde do Parque Anhanguera.
A rede conta ainda com a Residência Terapêutica, que é uma instituição que abriga pacientes egressos do NAISI, que não tem referências familiares.