Saúde

DADOS

Secretaria de Saúde divulga relatório sobre casos de câncer no mês de janeiro

Foram diagnosticados 37 pacientes de Imperatriz e 3 de municípios vizinhos

Publicado em: 06/02/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde divulga relatório sobre casos de câncer no mês de janeiro

Com ações de prevenção e encaminhamento dos pacientes oncológicos, a Semus mantém o Setor de Oncologia, no Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes e os serviços da Unidade Móvel. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulga relatório de casos de câncer no mês de janeiro. Os dados são um alerta para estimular a prevenção e diagnóstico precoce, as melhores formas de combate à doença. Ao todo, foram 37 casos diagnosticados na Unidade Móvel (pacientes de Imperatriz) e três no Setor de Oncologia (pacientes de municípios vizinhos).

“Reforçamos para a população a importância das consultas e exames periódicos para estimular o diagnóstico precoce. Por isso, a Secretaria de Saúde mantém o Setor de Oncologia, no Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes e, além disso, também temos os serviços da Unidade Móvel, o Ônibus Rosa, que percorre todos os bairros da cidade, levando os atendimentos para mais próximo das pessoas”, explicou Alcemir Costa, secretário de saúde.

O Ônibus Rosa possui dois pavimentos, equipado com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).

Vilenice Batista, coordenadora do Setor de Oncologia do Município, divulgou dados mais detalhados dos casos. “Em janeiro, foram diagnosticados 05 casos de câncer de mama, 05 de colo do útero, 04 de pele, 05 de próstata, 02 de pulmão, 02 de melanoma, 02 de encéfalo, 01 de vulva, 03 de reto, 02 de cólon, 01 de rim, 01 de endométrio, 01 de esôfago, 03 de ovário, 01 de laringe, 01 de língua e 01 de bexiga”.

Para quem precisa de exames e serviços, em fevereiro, a Unidade Móvel faz atendimentos em frente à Unidade Básica de Saúde Milton Lopes.

Saúde