Saúde

ELEIÇÃO

Secretária de Saúde de Imperatriz participa de eleição do Cosems/Ma

Cumprindo agenda na capital, Mariana Jales participou da votação como membro da Diretoria Executiva e saiu vitoriosa

Publicado em: 21/06/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Secretária de Saúde de Imperatriz participa de eleição do Cosems/Ma

Nesta terça-feira ela se reúne com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula e depois cumpre agenda na Vigilancia Sanitaria Estadual (Foto: Maira Soares)

A secretária Municipal de Saúde, Mariana Jales, participou na manhã desta segunda-feira, 21, na capital São Luís, da eleição da nova diretoria executiva e conselho fiscal, suplentes e a Comissão Executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão – COSEMS/MA, para o biênio 2021/2023. Mariana concorreu às eleições pela chapa “Unidos pelo Sus”.

De suma importância para as deliberações e tomadas de decisões a cerca da divisão de responsabilidades e recursos destinados às esferas que cuidam da saúde no Maranhão, o COSEMS reúne titulares das secretarias municipais de Saúde do Estado. Entidade age com o objetivo de integrar, de forma técnica e administrativa, os gestores a fim de favorecer a coletividade na aplicação dos recursos que mantém os serviços de saúde. 

A diretoria eleita tem representatividade com oito cadeiras na CIB com direito a voto, participando assim ativamente das principais decisões que formam os textos de notas técnicas e resoluções que determinam como devem ser realizadas as ações de Saúde nos municípios. 

“Estou pronta para colaborar. A intenção da nossa chapa é lutar para garantir saúde de qualidade aos 217 municípios maranhenses, assessorando-os, para que  tenham a efetivação de políticas públicas. Tudo isso través de um SUS equânime, igualitário para que todos sejam beneficiados independente de ser grande ou pequeno” - ressaltou Mariana Jales, ao votar.

Segundo ela, outro objetivo da “Unidos pelo SUS” é continuar lutando pela hegemonia dos municípios, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiência. “Vamos continuar buscando participar das políticas da Saúde em nível estadual e nacional e atuar para que os serviços ofertados nos municípios do Estado do Maranhão sejam os melhores” - disse Mariana.

Para a secretária, o COSEMS/MA tem ainda como missão no biênio 2021/2023 possibilitar a efetiva participação das organizações da sociedade civil no planejamento, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde e assim lutar pela plena efetivação do Serviço Único de Saúde (SUS).

A “Unidos pelo SUS” foi eleita em assembleia para o biênio 2021/2023 por votação presencial e online - via link. Durante dois anos, a secretária ocupará o cargo de 2ª Secretário de Articulação Política dentro da Diretoria Executiva.

Confira lista dos nomes que compõem a chapa:

Chapa Unidos pelo SUS
 

 

Saúde