Saúde

GESTÃO

Secretaria de Saúde de Imperatriz garante cadeira na CIB com indicação de Alcemir Costa

Com participação de gestores municipais e estaduais, a CIB é que decide onde devem ser aplicados os recursos da saúde

Publicado em: 04/10/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Imperatriz garante cadeira na CIB com indicação de  Alcemir Costa

De grande importância para tomadas de decisões referentes à política de saúde do município, a CIB é composta por gestores municipais e estaduais. (Foto: Paula de Társsia)

Imperatriz permanece com representatividade na Diretoria da Comissão Intergestora Bipartitite, CIB. Portaria publicada nesta segunda-feira, 04, nomeia o secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa, como membro da Diretoria da Comissão. De grande importância para tomadas de decisões referentes à política de saúde do município, a CIB é composta por gestores municipais e estaduais.

Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para efeitos administrativos operacionais, a CIB constitui-se em uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação consensual entre o gestor estadual e os gestores municipais. Tem caráter deliberativo para definição dos aspectos operacionais e de regulamentação das políticas públicas de saúde e das regras de gestão compartilhada.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, seguindo uma política de diálogo, articulou junto à diretoria a continuidade de Imperatriz na Comissão, que tem poder de voto e decisão de todas as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

“Somos uma macrorregião que faz saúde para mais de 43 municípios das regionais de Imperatriz, Açailândia, Balsas e Barra do Corda, com atendimentos de média e alta complexidade, e não poderíamos perder essa representatividade. Na CIB é feito o levantamento dos problemas de saúde, discutidas as necessidades de implantação de novos serviços e redefinido financiamento das redes de atendimento; bem como apontados soluções e avanços para desenvolvimento da saúde de forma regionalizada. Por isso, articulamos nossa permanência na mesa diretora”. 

A CIB se reúne ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, quando necessário, para discussão, deliberações e pactuações nos grupos de trabalhos - Atenção à Saúde, de Vigilância em Saúde, de Governança Regional e de Gestão. As decisões são publicadas por meio de resoluções.

 

Saúde