AÇÕES
Secretaria de Saúde alerta para prevenção das arboviroses
Cuidados preventivos podem diminuir a incidência de doenças causadas pelo Aedes aegypti
Publicado em: 21/02/2024 por Luana Barros
No mês de janeiro, a cidade de Imperatriz teve cinco casos confirmados de dengue, dois de zika vírus e um de chikungunya. Essas arboviroses são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Dados foram apresentados pela coordenação do setor de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
A secretária de Saúde, Doralina Marques, reforça importância dos cuidados e do trabalho que a Semus tem realizado. “Ao todo, temos doze equipes de agentes de endemias, que trabalham diariamente nas visitas domiciliares e uma equipe realiza visita nos 486 pontos estratégicos, distribuídos por toda a cidade. Mas reforçamos que este período chuvoso requer uma atenção redobrada com cuidados para não proliferação do mosquito”.
Allan Dantas, coordenador do Controle de Vetores, informa que “apenas no mês de janeiro, nossas equipes realizaram mais de 88 mil visitas domiciliares e 779 visitas aos pontos. Em cada atividade, nosso objetivo é divulgar informações sobre prevenção e eliminar as larvas do mosquito”.
Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde demonstra que 75% dos criadores do mosquito estão dentro ou no entorno dos domicílios. Por isso, aí vão algumas dicas para prevenção:
Amarre bem os sacos de lixo; coloque areia nos jarros de plantas; limpe bem as calhas de casa; guarde pneus os locais cobertos; esvazie garrafas pets e vasos; mantenha a caixa d’água bem fechada; não acumule sucata e entulho; receba bem os agentes de endemias.