Saúde

REFORÇO

Saúde de Imperatriz recebe 4 ambulâncias novas do MS

Reforço na frota do SAMU atende projeto bem fundamentado da Prefeitura. Doação equivale a R$ 720 mil

Publicado em: 10/11/2017 por Kayla Pachêco

Secretaria de Saúde

Saúde de Imperatriz recebe 4 ambulâncias novas do MS

Veículos devem chegar na próxima semana em Imperatriz (Foto: Assessoria)

Devido a grande quantidade de atendimentos de urgência e emergência em várias especialidades médicas e necessidades expostas em um projeto bem fundamentado, Imperatriz foi contemplada pelo Ministério da Saúde com mais quatro ambulâncias para uso no Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Samu. Os veículos, que totalizam cerca R$ 720 mil, devem chegar na segunda-feira, 13.

O MS informou que 1.787 municípios foram contemplados e beneficia 22 milhões de pessoas. A assinatura do termo de recebimento, pelo secretário de Saúde de Imperatriz, Alair Firmiano, foi organizada pelo Ministério, no dia último dia 8, na sede da Mercedes Bens, em São Paulo (SP).

No projeto atendido pelo MS, o secretário destaca que a cidade dispõe de hospital geral de urgência e emergência, de alta complexidade, com total de 365 leitos nas categorias adulta e infantil, distribuídos entre internação cirúrgica e UTI's. Atende mais de 100 municípios no raio de 350km, do Maranhão, Tocantins e Pará.

“Justifica-se a solicitação, devido a ampla demanda, no que diz respeito ao deslocamento entre hospitais, pois apesar de sermos referência para uma grande região, ainda temos insuficiência na oferta de alguns serviços” - consta em um trecho do documento.

Atualmente, as ambulâncias do Samu de Imperatriz geram mais custos operacionais, devido às manutenções constantes.“A frota atual encontra-se em quantidade insuficiente para atender a demanda, além de apresentar desgastes, pela idade e uso intenso, ocasionando elevadas despesas com consertos. Essa conquista facilitará o transporte de pacientes, além de proporcionar melhoria na qualidade e segurança dos serviços prestados” - informação do projeto assinado por Alair Firmiano.

O prefeito Assis Ramos comemorou a conquista e enfatizou que o atendimento em saúde em uma das prioridades em sua gestão. "Imperatriz é referência em atendimento móvel de urgência. A chegada das novas ambulâncias garante ainda mais agilidade na prestação do serviço. Nossa equipe está empenhada em buscar todas as possibilidades de recursos para otimizar a rede de saúde municipal " - ressaltou.  

(Texto de João Rodrigues)

Saúde