SERVIÇOS
Saúde apresenta relatório de ações na Câmara de Vereadores
Audiência foi realizada nesta segunda-feira (30)
Publicado em: 30/09/2024 por Luana Barros
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou nesta segunda-feira (30 de setembro), a prestação de contas da saúde referente aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. Audiência cumpre a Lei Federal n.° 141/12, Capítulo IV, § 5º Artigo 36 e atende à Resolução CNS n.º 459, de 10/10/2012 e a portaria de consolidação n.° 1/GM/MS, de 28/09/2017, artigo nº 436.
Atividades apresentadas no relatório englobam 3.908 profissionais entre Unidades Básicas de Saúde e unidades de média e alta complexidade. Na Atenção Primária, foi apresentado um número de mais de 712 mil visitas domiciliares neste período. Na Urgência e Emergência mais de 11 mil serviços entre cirurgias, procedimentos clínicos e diagnósticos. No Atendimento e Acompanhamento Psicossocial, foram mais de 32 mil. Na Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar, mais de 730 mil procedimentos regulados. Também foram apresentados dados da Vigilância em Saúde, Sanitária e Zoonoses, Auditoria e CEREST.
Apresentação do relatório foi realizada pela secretária de Saúde, Doralina Marques, acompanhada da equipe técnica da Semus. Ela falou que há dificuldades orçamentárias ao se fazer saúde pública em todo o país, não apenas em Imperatriz. “Sou técnica do Ministério da Saúde e defensora do Sus. Conheço as dificuldades da saúde pública que encontramos em todo o país, mas reconheço também os avanços. Agora em setembro, por exemplo, inauguramos o primeiro Centro de Fisioterapia de Imperatriz, que funciona anexo à UBS da Vila Nova”.
Outros destaques:
USF São José escolhida como a Unidade Laboratório do Município em maio;
Realização da campanha Junho Violeta, de combate à violência contra a pessoa idosa;
Visita do Ministério da Saúde para certificação da eliminação de transmissão vertical pelo vírus HIV.