Saúde

REFERÊNCIA

SAMU Regional Imperatriz comemora 16 anos de serviços prestados

Com 14 bases descentralizadas atende um público de mais de 1 milhão de habitantes

Publicado em: 22/03/2021 por João Rodrigues

Serviço de Atendimento Móvel e Urgência

SAMU Regional Imperatriz comemora 16 anos de serviços prestados

Equipe do SAMU Regional Imperatriz durante atendimento de ocorrência. (Foto: Patrícia Araújo)

O SAMU Regional Imperatriz comemora neste 22 de março 16 anos de atuação com mais de 300 mil atendimentos e milhares de vidas salvas. Nesse período, foram muitos avanços e aperfeiçoamentos em várias etapas que fizeram do serviço uma referência em toda a região.

O SAMU foi instalado no município de Imperatriz pela Portaria n° 326, de 4 de março de 2005, embora só tenha sido inaugurado no dia 22 do mesmo mês, quando passou a funcionar com três Unidades de Suporte Básico, USB, uma Unidade de Suporte Avançado, USA, e a Central SAMU 192.

Devido à importância do serviço e diante da necessidade de outros municípios próximos, entrou em vigor a portaria 1.900, de 5 de setembro de 2012, tornando o SAMU 192 em Regional com 14 bases descentralizadas que atendem 36 cidades e um público de mais de 1 milhão de habitantes. (veja a lista no fim da reportagem).

Com objetivo de melhorar e agilizar o atendimento das ocorrências, no dia 6 de maio de 2013, entrou em vigor a portaria 754 que habilitou o funcionamento do serviço motolância no SAMU 192 Regional de Imperatriz. Com a moto adquirida, é possível chegar ao local da ocorrência em menor espaço de tempo, se comparado com as ambulâncias.

No mês de dezembro de 2013, após avaliação de técnicos do Ministério da Saúde, foi qualificado para receber recurso diferenciado pela qualidade do serviço prestado à população. Em novo processo de avaliação do Ministério da Saúde, o órgão mostrou mais uma vez excelência do serviço prestado e conseguiu a renovação da qualificação em 2019.

O SAMU Regional Imperatriz conquistou outros avanços importantes como na primeira gestão do prefeito Assis Ramos quando ganhou desfibriladores, aumentou a frota, inclusive com Unidades de Suporte Avançado, sede própria em local estratégico, além de ter promovido cursos de aperfeiçoamento para médicos e demais profissionais sobre atendimento aos pacientes de Covid-19, resgate em altura, entre outros. Os cursos foram em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Semus; Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Setran; Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiros Civis.

 

Servidores reconhecem importância do SAMU

A coordenadora atual do SAMU Regional, Kelma Costa, ressalta que a data é especial não apenas para os profissionais do quadro, mas para a população que pode contar com o serviço 24 horas por dia.

“Desde que foi aberto, o SAMU nunca fechou e perpetuará por muitos anos salvando vidas, que é seu principal legado. É um órgão feito por apaixonados pelo que fazem apesar de todas as adversidades. Cada um é muito importante para a construção da história do SAMU na nossa cidade”, disse.

Kelma Costa concluiu dizendo o que significa o SAMU em sua vida. "Sinto-me lisonjeada em poder contribuir com essa instituição que é importante na vida de muitos. O momento que enfrentamos é o mais crítico da história, mas graças a Deus não perdemos nenhum profissional”.

“Quando alguém pergunta onde trabalho, eu me orgulho em responder que trabalho no SAMU, onde podemos ajudar as pessoas necessitadas e salvar vidas. Sou feliz em trabalhar no SAMU”, derreteu-se Francisco de Assis, que integra o corpo administrativo da instituição.

Do grupo de socorristas, Francisco Vilson relembrou os avanços ao longo dos anos, desde a evolução dos veículos da frota até os treinamentos. “Todos os setores da saúde tem sua importância e prioridade, mas o SAMU está no contexto dos setores que prestam socorro à população de Imperatriz e região, com 16 anos de pioneirismo e um dos serviços mais completos”, avaliou o técnico em enfermagem.

Com 20 anos como técnica em enfermagem, Fabíola Costa Lima relembrou as primeiras ambulâncias e as dificuldades. Já o também servidor Marcos Lima revelou que estar na equipe do SAMU é a realização de um sonho pessoal e ainda se emociona ao relembrar o primeiro dia de trabalho.

“O serviço desenvolvido por esta instituição nos faz pensar no bem, na empatia. Considero cada colega de serviço como um anjo que sempre está pronto para agir. Obrigado SAMU 192 Regional de Imperatriz. Parabéns!”, disse o servidor Marcos Lima.

Com quase 13 anos de “casa”, Jeremias Campelo é funcionário da área administrativa, um estrategista que dispõe de números e dados que ajudam na avaliação das ações e projeções. Para ele, foram 13 anos de aprendizado que valeram a pena. “Em agosto vou fazer 13 anos de SAMU. É um imenso prazer trabalhar aqui, sinto-me privilegiado em servir à população’, finalizou.

A pandemia impôs mudanças no protocolo de trabalho, os profissionais estão expostos apesar de usarem EPIs, mas a disposição de salvar vidas continua em meio a muito orgulho de fazer parte da historia, segundo a coordenadora de enfermagem Gertrude Benigno.

“Fazer parte dessa história é de grande honra. Estar nesta equipe ímpar e disposta é inenarrável! A luta para salvar vidas todos os dias e vencer desafios é gratificante e admirável. Doar o melhor de cada um para o funcionamento em orquestra. Isso é lindo de ver e é mais belo ainda de participar mesmo com as adversidades”, destacou.

Bases do SAMU

Imperatriz, Açailândia, Alto Parnaíba, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Cidelândia, Grajaú, Itinga, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.

Saúde