Saúde

BALANÇO

SAMU 192 Regional Imperatriz registra queda de atendimentos de casos de Covid-19

Os dados são do relatório interno do órgão que aponta uma queda de 35% no índice.

Publicado em: 20/04/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

SAMU 192 Regional Imperatriz registra queda de atendimentos de casos de Covid-19

Os atendimentos de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 diminuíram em abril na cidade de Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Nos primeiros três meses e meio deste ano, o Samu 192- Regional Imperatriz – fez a regulação de 1.519 casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o que resulta em uma média de 13 atendimentos por dia. Os exclusivos de Imperatriz foram 637 casos, uma média de cinco por dia.

Os dados são do relatório interno do órgão que aponta uma queda de 35% no índice de atendimentos de pacientes de Covid-19, feitos pelo Samu 192 Regional Imperatriz, no período de janeiro até o dia 16 de abril deste ano.

“A diminuição no mês de abril pode estar relacionada aos decretos municipais”, estimou a coordenadora do Samu 192, Kelma Costa.  A servidora fez questão de ressaltar que as equipes passam por treinamentos constantes pelo Núcleo de Educação Permante(NEP) e estão altamente preparadas para atender todo tipo de ocorrências”.

O levantamento revela, ainda, que do total de atendimentos feitos na cidade de Imperatriz 75% foram ocorrências e 25% transferências entre hospitais. Quando o assunto são os atendimentos da Regional, 62% deles foram ocorrências e 38% foram transferências entre os hospitalares.

A média em toda Regional no mês de março de 2021 foi de 18 atendimentos por dia. Numa comparação com abril, neste mês houve diminuição de 5% na média, comparando com o mês anterior.

No caso especifico de Imperatriz, em março de 2021 foram sete atendimentos por dia. Na comparação com abril deste ano houve diminuição de 43% na média, comparando com mês anterior.

No relatório do órgão consta que os casos de Covid-19 em Imperatriz representavam 40% de todos os atendimentos da regional; no mês atual(abril), representam 26%, uma diminuição de 35%”. 

Um fato que chama a atenção diz respeito aos atendimentos de casos de Covid-19 em Balsas, no sul do estado. Abril é o primeiro mês no ano que a base de Balsas tem mais atendimentos que Imperatriz. Em março, Imperatriz teve 229 atendimentos e Balsas teve 80.

Histórico

O SAMU 192 tem sua central de regulação de urgências em Imperatriz que atende uma população de mais de 1 milhão de habitantes distribuídos por 14 bases descentralizadas.

Os municípios que possuem base do SAMU são: Açailândia, Alto Paraíba, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Cidelândia, Grajaú, Itinga, Sítio Novo, São Pedro Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras e Vila Nova dos Martírios.

Saúde