Saúde

DIÁLOGO

Reunião entre saúde e representantes sindicais discute melhorias para agentes comunitários e de endemias

Secretário Alcemir Costa fez os encaminhamentos das demandas apresentadas e relembrou  que o Município dobrou número de agentes comunitários

Publicado em: 06/10/2021 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Reunião entre saúde e representantes sindicais discute melhorias para agentes comunitários e de endemias

Reunião foi realizada no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde. (Foto: Paula de Társsia)

Representantes  dos sindicatos dos agentes do Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Endemias de Imperatriz se reuniram, nesta quarta-feira, 06, com o secretário Alcemir Costa, para dialogar sobre reivindicações das categorias. Entre elas, plano de carreiras e o adicional de tempo de serviço. As duas categorias somam mais de 700 servidores. 

Durante a reunião, o secretário Alcemir Costa ratificou a postura dialógica da gestão em busca da resolutividade para as demandas apresentadas. "Vocês estão de casa em casa em Imperatriz, fazendo saúde preventiva, combatendo vetores, nos ajudando a construir essa saúde inclusiva. Eu acredito numa gestão participativa, na tomada de decisões de forma conjunta, por isso esse debate é necessário para compreender as demandas da categoria", disse.

Secretário relembrou ainda que o número de agentes comunitários do Município dobrou na gestão do prefeito Assis Ramos, um marco para cidade e para a saúde, principalmente, para atenção básica. 

Sobre as pautas debatidas, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Valdemi Alves de Sousa, explicou que apenas uma parte ainda não recebe o adicional por tempo de serviço. "O adicional é uma previsão da Lei Orgânica do Município e corresponde a 2% por ano. Do total de agentes, menos de 80 ainda não recebem", pontuou.

Informação também reforçada pela presidente do sindicato de endemias, Maria do Socorro. "Não são todos, são em média uns 50 servidores", esclareceu.

Em resposta a esta reivindicação, o secretário Alcemir reforçou que iria verificar o impacto na folha de pagamento, bem como irá encaminhar as demais solicitações aos setores responsáveis. "Vou sentar com a equipe e juntos definiremos cada ponto apresentado, posteriormente eu, enquanto secretaria de saúde, retornarei o contato com os representantes. Deixo claro que temos as dificuldades financeiras e orçamentárias do município, porém o que tiver ao nosso alcance, faremos". 

 

Saúde