EVENTO
Realizado fórum de criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Imperatriz
Órgão terá representantes de repartições públicas, entidades e sociedade civil
Publicado em: 11/09/2024 por Luana Barros
Nesta quarta-feira (11) foi realizado fórum para criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Evento integra programação da campanha setembro amarelo, que tem o objetivo de fortalecer as ações de combate ao uso de drogas. Evento foi promovido no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em frente à Praça União.
O secretário de Governo, Eduardo Soares; o coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clézio; o coordenador da Atenção Primária, Railton Lima; a representante da Regional de Saúde, Marilene Brito; a advogada e procuradora do município, Regina Célia; além das comunidades terapêuticas e representantes da sociedade civil participaram do evento.
O Conselho será composto por 10 membros titulares e 10 membros suplentes, representando prioritariamente o poder público e a sociedade civil.
“Neste evento, o protagonismo é da sociedade civil e das entidades que já atuam em nossa região no combate às drogas. Sobre a composição do conselho, do setor público, obrigatoriamente teremos representantes de algumas secretarias da Prefeitura. Além disso, temos instituições representantes da sociedade civil, que atuam nos eixos de: prevenção; cuidado e acolhimento; mútua ajuda e redução de danos; espiritualidade; inserção e reinserção familiar e social”, explicou Eduardo Soares, secretário de Governo.
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é um órgão consultivo, normativo, de deliberação coletiva e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas. Ao órgão cabe também cooperar, monitorar e acompanhar ações municipais, assim como avaliar.