Saúde

EVENTO

Realizado fórum de criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Imperatriz

Órgão terá representantes de repartições públicas, entidades e sociedade civil

Publicado em: 11/09/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Realizado fórum de criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Imperatriz

Evento foi promovido no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) (Foto: Luana Barros)

Nesta quarta-feira (11) foi realizado fórum para criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Evento integra programação da campanha setembro amarelo, que tem o objetivo de fortalecer as ações de combate ao uso de drogas. Evento foi promovido no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em frente à Praça União. 

O secretário de Governo, Eduardo Soares; o coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clézio; o coordenador da Atenção Primária, Railton Lima; a representante da Regional de Saúde, Marilene Brito; a advogada e procuradora do município, Regina Célia; além das comunidades terapêuticas e representantes da sociedade civil participaram do evento.

O Conselho será composto por 10 membros titulares e 10 membros suplentes, representando prioritariamente o poder público e a sociedade civil. 

“Neste evento, o protagonismo é da sociedade civil e das entidades que já atuam em nossa região no combate às drogas. Sobre a composição do conselho, do setor público, obrigatoriamente teremos representantes de algumas secretarias da Prefeitura. Além disso, temos instituições representantes da sociedade civil, que atuam nos eixos de: prevenção; cuidado e acolhimento; mútua ajuda e redução de danos; espiritualidade; inserção e reinserção familiar e social”, explicou Eduardo Soares, secretário de Governo. 

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é um órgão consultivo, normativo, de deliberação coletiva e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas. Ao órgão cabe também cooperar, monitorar e acompanhar ações municipais, assim como avaliar.

 

Saúde