Saúde

PREVENÇÃO

Realizada corrida e caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul

Largada foi no Calçadão de Imperatriz, com 5 km de percurso

Publicado em: 14/11/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Realizada corrida e caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul

Evento movimentou a manhã de domingo no centro da cidade (Foto: Edmara Silva)

Realizada neste domingo (13), a caminhada e corrida Outubro Rosa e Novembro Azul, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus). Atividade tem objetivo de conscientizar sobre prevenção do câncer de mama e de próstata. Com mais de 100 inscritos e percurso de 5 km, primeiros colocados levaram troféus e brindes. 

Keillane Marinho, coordenadora Saúde da Mulher, fala da importância das ações de conscientização. “Nesta atividade reunimos as duas campanhas de conscientização do câncer de mama e de próstata. Nosso objetivo é alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer, por isso indicamos a realização dos exames de rotina”. 

Alcemir Costa, secretário de Saúde, explica que a programação envolve atividades de conscientização e atendimentos. “Nossas ações também tem o lado social. Assim como no Pedal Solidário que promovemos em outubro, agora a inscrição também solicitava a doação de alimentos, dessa vez uma lata de leite em pó e aveia. Além de promover conscientização e informações, as ações da campanha também envolvem atendimentos como da Unidade Móvel Oncológica, que percorre diversos bairros, igrejas e até empresas, temos também o Ambulatório de Saúde do Homem, com serviços nas Unidades Básicas de Saúde”. 

Elias Mendonça, coordenador Saúde do Homem, informa que a campanha Novembro Azul continua com atividades. “Nos dias 16, 17 e 18 será realizada a 5° edição do Mutirão Azul, em frente ao Estádio, com atendimentos da Unidade Móvel Oncológica e outros serviços de saúde. E no sábado, dia 19, será realizada partida de futebol, no Estádio Frei Epifânio”. 

O primeiro colocado no masculino foi Fernando Henrique e a primeira colocada no feminino foi a atleta Gabriela dos Santos. 

 

Saúde