Saúde

AVANÇO

Projeto do Centro de Reabilitação de Imperatriz segue para aprovação da Vigilância Estadual

Recurso para construção está garantido e aprovado no Ministério da Saúde

Publicado em: 21/05/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Projeto do Centro de Reabilitação de Imperatriz segue para aprovação da Vigilância Estadual

O Centro funcionará de forma ambulatorial com atendimento individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem transdisciplinar. (Foto: Maria Almeida)

Concluído esta semana, o projeto completo do primeiro Centro de Reabilitação de Imperatriz, CER, foi enviado nesta sexta feira, 21, para ser submetido à aprovação da Vigilância Sanitária Estadual. O parecer técnico do órgão avalia se a estrutura apresentada atende as condições exigidas pela ANVISA, bem como se está em conformidade com as normas para acessibilidade de pessoas com deficiências. 

“Somente após aprovação da planta é que poderemos dar seguimento aos trâmites. Com o parecer em mãos, abriremos o processo licitatório para contratação da empresa que vai edificar nosso CER – primeiro da Região Sul do Maranhão. Nosso cronograma prevê construir o Centro em dois anos. Vamos trabalhar para isso!” – informou a secretária de Saúde, Mariana Jales. 

De acordo com o Engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, o projeto segue as normativas da NBR 9050/2004 que trata sobre edificações, espaços, mobiliário e equipamentos urbanos. “Hoje mesmo serei recebida pela equipe técnica e até a próxima semana o parecer deve ser emitido” – explicou a secretária adjunta, Dorlina Marques, que está na capital, com o projeto em mãos.  

CER tipo IV vai oferecer serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências. Terá atendimento com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos para diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. 

O Centro funcionará de forma ambulatorial com atendimento individual, em grupo e acompanhamento às famílias, com abordagem transdisciplinar. E vai contar com profissionais das especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras.

Saúde