Saúde

SERVIÇOS

Prefeitura realiza ação voltada à saúde da mulher na UBS Ana Daves

A iniciativa irá contemplar todas as Unidades Básicas de Saúde do município

Publicado em: 14/05/2021 por Rafael Pestana

Secretaria de Saúde

Prefeitura realiza ação voltada à saúde da mulher na UBS Ana Daves

Além dos atendimentos especializados para as mulheres da UBS Ana Daves, evento também contou com a realização de coffee break. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta sexta-feira, 14 de maio, a Prefeitura de Imperatriz retomou a realização de ações do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Ana Daves, no Parque do Buriti, a ação beneficia mulheres com consultas especializadas, dentre elas, acesso à psicólogas, dermatologistas, nutricionistas, mastologistas e ginecologistas, etc. Serviço é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, Semus, e da Divisão de Atenção Primária à Saúde. 

“O programa Saúde da Mulher vêm para beneficiar as usuárias da UBS Ana Daves com serviços que normalmente não são oferecidos nessa unidade. Ações serão realizadas em parcerias com todas as UBS, em conjunto com a Divisão da Mulher, para contemplar o maior número possível de usuárias em toda a cidade”, informa Maria Patrícia Rodrigues da Silva, gestora da Atenção Primária à Saúde.

Além dos atendimentos, as frequentadoras da UBS Ana Daves também participaram de palestras com psicólogas e nutricionistas. A Unidade também deu continuidade ao cronograma da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, H1N1.

“O nosso objetivo é garantir a prevenção dessa comunidade, assim como desmitificar os mitos e boatos que geram medo na população a respeito de possíveis efeitos da vacinação. Por isso a gente vem para passar a informação correta, com palestras de conscientização, para que não exista esse medo, pois essa questão de efeito colateral é muito relativa, depende de cada organismo. A nossa garantia é que o maior efeito gerado pela vacinação é o de imunizar a população e evitar possíveis óbitos”, explica Keila Oliveira Carvalho, coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher.

Com 30 pacientes atendidos durante a ação, sendo 15 para mastologista e 15 para nutricionista, a iniciativa é realizada uma vez ao mês. “Estamos começando agora, timidamente por conta da pandemia, mas sem deixar de realizar essa ação tão importante, que é atender esse grupo, que precisa ter acesso aos mais variados tipos de serviços especializados”, reitera Thaise Maria Lobão da Silva, coordenadora da UBS Ana Daves.

Saúde