Saúde

ABRIL AZUL

Prefeitura promove ações de conscientização e cidadania sobre o autismo

Serão realizadas palestras, passeio ciclísticos, piqueniques e mais ações durante todo o mês.

Publicado em: 03/04/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Prefeitura promove ações de conscientização e cidadania sobre o autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio que interfere no desenvolvimento do indivíduo, na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. (Foto: Patrícia Araújo)

Em alusão ao mês de conscientização ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ), realiza durante todo o mês de abril diversas ações de cidadania e bem-estar para as pessoas com TEA. A campanha desse ano tem como tema “Mais informação, menos preconceito”, e inicia no próximo dia 04 de abril, com Intercâmbio e oficina de matriciamento em saúde mental, além de apresentação da linha de cuidados para pessoas com TEA. As atividades acontecem na Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir das 8h. 

Além da sessão especial de cinema, durante todo o mês serão realizadas palestras, piqueniques, atividades no boliche, passeio ciclístico e muito mais. A campanha do Abril Azul surgiu a partir da definição pela ONU, em 2008, no dia 2 de abril, de propor uns conjuntos de ações para difundir informações para a população sobre o autismo, visando diminuir o preconceito com as pessoas que possuem o transtorno.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.  

“É muito importante o diagnóstico precoce, que vai proporcionar as crianças um maior desenvolvimento dos estímulos e mais independência. O primeiro passo para investigar e chegar ao diagnóstico deve ser feito na Unidade de Saúde mais próxima, para que logo após seja iniciado os atendimentos especializados para o desenvolvimento das crianças”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.  

O coordenador-geral da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Alberto Clezio, destaca a interação social nas escola e ambiente familiar para as crianças com autismo. “A criança autista matriculada apresenta melhoras em sua socialização, tanto na escola, quanto em casa. O aluno agora tomam iniciativas e recebe um acolhimento pelos colegas de classe. Outro ponto importante é o aumento de autoestima, não só da criança autista como também da família. Durante todo o mês realizaremos várias atividades de cultura, sensibilização, lazer e festividades”, finalizou.                                                                    

Cronograma de atividades

Dia 11/04
Cine Azul-Cine Star — adolescentes
Local: Tocantins Shopping
Horário: 14h

Dia 13/04

Cine Azul-Cine Star — crianças
Local: Tocantins Shopping
Horário: 14h.

Dia 18/04

Palestra na UBS Milton Lopes
Tema: Apresentação do CAPSIJ e da Linha de Cuidado do TEA (Ministério da Saúde)
Horário: 9h30 às 11h

Dia 20/04

Piquenique caça aos ovos com as crianças
Local: Beira-rio (Parquinho próximo à Concha Acústica)
Horário: 8h

Dia 20/04

Boliche
Local: Crush Pizzaria
Horário: 17h

Dia 21/04

Passeio Ciclístico saída da Semus
Local: saída da Semus a Beira Rio
Horário: 16h com os convidados

Dia 25/04

Palestra em UBS Cafeteira
Tema: Apresentação do CAPSIJ e da Linha de Cuidado do TEA (Ministério da Saúde)
Horário: 9h30 às 11h.

Dias 26, 27 e 28/04

Encerramento da Campanha
Ação: Exposição de Telas produzidas pelos usuários do CAPSIJ
Local: Shopping
Horário: 14h às 17h

Saúde