Saúde

PREVENÇÃO

Prefeitura faz atendimento odontológico na Escola Paulo Freire

Prevenção é a melhor alternativa para saúde bucal

Publicado em: 09/06/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Prefeitura faz atendimento odontológico na Escola Paulo Freire

Cerca de 600 crianças foram atendidas durante as atividades, que serão expandidas para outras escolas (Foto: Maria Almeida)

            Com o objetivo de incentivar as crianças para a prevenção de problemas dentais, a coordenação do Programa de Saúde Bucal do Município (PSBM) realizou, hoje (09), atendimentos na Escola Paulo Freire, no Parque Amazonas . A ação contou com a participação de dentistas da Prefeitura, profissionais e estudantes da faculdade Devry Facimp, para a realização de palestras, aplicação de flúor, avaliações e escovação.

            Cerca de 600 crianças foram atendidas durante as atividades, que serão expandidas para outras escolas. “Iniciativas como essas são importantes para alertar e conscientizar a família para cuidados que devem ser tomados, principalmente em relação à higiene bucal, medidas fundamentais para manter dentes e gengiva em ordem” – reforçou a coordenadora PSBM, Poliana Peloso.

            Ela observa que a prevenção diária, através de uma boa escovação e uso correto do fio dental, ajuda a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. “Devemos ter em mente que prevenir é a maneira mais econômica, menos dolorida para se cuidar da saúde bucal” – alertou.

          

  De acordo com o dentista Ermano Cantanhede, após as triagens, várias crianças foram diagnosticadas com casos que precisam ser tratados. “Foi preenchida uma ficha e os pacientes que necessitam maior assistência serão encaminhados para o atendimento na Unidade Básica de Saúde de seu bairro” – explicou.

            O secretário de Saúde do Município, Alair Firmiano, ressalta que levar esse tipo de ação até a comunidade escolar é de suma importância, porque facilita o acesso de quem não vai ao dentista habitualmente. “Assim proporcionamos diagnósticos que muitas vezes o usuário nunca teria, por não procurar nossa rede. Uma das crianças atendidas aqui, por exemplo, foi encaminhada com suspeita de lesão óssea” – detalhou.

Saúde