Saúde

PREVENÇÃO COVID - 19

Prefeitura de Imperatriz reforça importância da terceira dose

Até o momento, em Imperatriz 11.193 pessoas receberam a dose de reforço

Publicado em: 10/11/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Prefeitura de Imperatriz reforça importância da terceira dose

População deve ficar atenta para o período correto de tomar a terceira dose da vacina contra o coronavírus. (Foto: Maria Almeida)

Todo o país agora passa por uma nova fase, em relação ao enfrentamento da Covid - 19. Depois de praticamente mais da metade da população já ter recebido a primeira e segunda dose da vacina, o próximo passo é reforçar a importância de tomar a terceira. Neste momento, a dose de reforço é destinada ao público de idosos com mais de 60 anos.

Também fazem parte profissionais da saúde, forças armadas, segurança de salvamento, e imunossuprimidos com mais de 18 anos. Esta dose deve ser tomada quando completados cinco meses para os que recebem a segunda, ou a vacina de dose única. Para atender a demanda da cidade, o secretário de Saúde, Alcemir Costa, fala da dinâmica de atendimento que foi pensada.

“Nós estendemos o horário de atendimento em algumas UBS's até às 20h. Isto favorece as pessoas que não podem ir até algum ponto de vacinação durante o dia, garantir sua imunização”, garante o secretário da Semus.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gisele Vieira, explica o motivo e a importância das pessoas tomarem a terceira dose. Segundo ela, quando a vacina começou a ser aplicada no país, principalmente com a Coronavac e AstraZeneca, foram de forma emergencial. Agora, é necessária a terceira dose para reforçar a imunização. 

“Desse modo, o Ministério da Saúde decidiu iniciar o reforço desses grupos citados, visando a prevenção das reinfecções pela Covid-19. Convidamos todos desses grupos que já tenham mais de 5 meses que tomaram a sua segunda dose, que procure um dos locais de vacinação disponíveis na cidade e tome a sua dose de reforço”, comenta Gisele.

As UBS's que estão atendendo em horário estendido, das 8h às 12h e 14h às 20h, são: Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira. Já outras sete também contam com a vacina, Santa Rita, Coquelândia, Vila Nova, Centro Novo, Lagoa Verde, Bom Jesus e Nova Imperatriz, das 8h às 12h, e das 14h às 17h.

Saúde