Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura de Imperatriz inicia Campanha Outubro Rosa com blitz no Centro

Com o tema "Um mês para lembrar, um ano para cuidar", o objetivo é alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicado em: 03/10/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Prefeitura de Imperatriz inicia Campanha Outubro Rosa com blitz no Centro

Homens, também, podem ter câncer de mama. Embora representem apenas 1% dos casos, é preciso prevenir. (Foto: Paula de Társsia)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou as ações da Campanha Outubro Rosa na cidade, com uma blitz no Centro, na manhã desta segunda-feira (03). Com o tema "Um mês para lembrar, um ano para cuidar", a campanha objetiva alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres, segundo o Instituto  Nacional de Câncer (INCA). Dados do instituto mostram, também, que em 2022 são 66.280 casos novos estimados da doença. A estatística aponta ainda que o câncer de mama causou, infelizmente, 17.825 mortes no ano de 2022.

“Embora a doença atinja mais as mulheres, é importante destacar que homens podem ter câncer de mama, representam apenas 1% dos casos, mas não é motivo para se descuidar. Então, mulheres e homens, façam seus exames preventivos, cuidem da sua saúde”, ponderou o secretário Alcemir Costa.  

Secretário Alcemir Costa participa de blitz que levou informações sobre prevenção ao câncer de mama. (Foto: Paula de Társsia)

Durante todo o mês, equipes do Município irão realizar diversas atividades em regiões da cidade para promover conscientização sobre o câncer de mama, um dos que matam mulheres no país, segundo o INCA.  

“A Prefeitura de Imperatriz intensifica as ações este mês, descentralizando os serviços, indo mais perto das comunidades, para permitir que um número maior de pessoas tenha acesso ao atendimento. Entretanto, cabe ressaltar que esse trabalho preventivo é feito durante todo o ano, a exemplo da Unidade Móvel Oncológica que percorre os bairros da cidade”, explicou Alcemir.

“O Ônibus Rosa vai estar em praças, unidades básicas de saúde, lares de convivência social, igreja e outros espaços ofertando exames à população. O nosso cronograma pode ser consultado nas redes oficiais da Prefeitura”, ressalta Viviane Batista, coordenadora do Setor de Oncologia do Município.

Saúde