Saúde

DIA MUNDIAL DO CÂNCER DE PULMÃO

Prefeitura alerta sobre importância do diagnóstico precoce em casos de câncer

Rede municipal de saúde diagnosticou 39 casos de câncer de pulmão em 2022

Publicado em: 01/08/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Prefeitura alerta sobre importância do diagnóstico precoce em casos de câncer

Serviços relacionados ao diagnóstico de câncer, são ofertados na Unidade Móvel Oncológica (ônibus rosa) e no Setor de Oncologia, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Foto: Maira Soares)

Nesta terça-feira (01), é o Dia Mundial do Câncer de Pulmão. Só em 2022, foram 07 casos da doença diagnosticados em pacientes dos municípios vizinhos e 32 casos de pacientes de Imperatriz. Atendimentos são de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus). Depois do diagnóstico e confirmação, é feito encaminhamento para tratamento, por meio da rede estadual. 

Objetivo da data é informar sobre os tumores de pulmão para o público e alertar para o diagnóstico em fases iniciais. Uma vez que quando são detectados precocemente, esses tumores podem ter elevadas taxas de cura.

A secretária de Saúde de Imperatriz, Doralina Marques, informa que “a Prefeitura mantém os serviços relacionados ao diagnóstico de câncer e são ofertados através da Unidade Móvel Oncológica (ônibus rosa) e do Setor de Oncologia, que funciona no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), nos Três Poderes”.

Vilenice Batista, coordenadora do setor, fala da importância da prevenção para um tratamento eficaz. “Reforçamos para a população a importância das consultas e exames periódicos para estimular o diagnóstico precoce. Por isso, nossa equipe percorre todos os bairros da cidade, levando os atendimentos para mais próximo das pessoas”.

Sinais e sintomas do câncer de pulmão: tosse com expectoração mucosa; tosse com expectoração com sangue; dor no peito; rouquidão; perda de apetite; perda de peso inexplicada; falta de ar; Fadiga e Infecções respiratórias de repetição.

Quando a doença já se disseminou para outros órgãos pode provocar: dor óssea; alterações no sistema nervoso; icterícia (cor amarelada de mucosas e pele) e nódulos próximos à superfície do corpo.

Saúde