Saúde

PREVENÇÃO

Período chuvoso: saiba como se prevenir das doenças mais comuns dessa época

A água contaminada pode trazer diversos perigos para a população

Publicado em: 21/03/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Período chuvoso: saiba como se prevenir das doenças mais comuns dessa época

As doenças causadas pelo Aedes aegypti podem aumentar com o acúmulo de água das inundações (Foto: Divulgação)

O grande volume de chuvas em Imperatriz, chama atenção para os cuidados com a saúde que devem ser redobrados nessa época. Pensando nisso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), alerta para a prevenção e os cuidados para a população se proteger.

Nesse período, a cheia dos rios e córregos leva a transbordamentos, que também são causados pela falta de saneamento básico e excesso de lixo que entope os bueiros, uma das causas da formação de enchente. Além de causar transtornos de mobilidade, podem ser um perigo para saúde de todos.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, reforça a prevenção nesse período chuvoso. “Temos reforçado com nossas equipes de saúde para levar a nossa população o máximo de informações que despertem para a prevenção das doenças, ainda assim, estamos com equipes prontas para atender as demandas da população que sofre com as fortes chuvas”, disse.

A água que se acumula das chuvas e não é drenada ao correr pelas ruas pode trazer diversos perigos de doenças que podem ser transmitidas pela urina de roedores, responsáveis pela leptospirose, como também hepatite A, presente na água contaminada.

Além das citadas acima, as doenças mais comuns nesta época são disenterias, causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada, que também pode causar febre tifoide, que também pode ser transmitida por alguém doente e gera febre alta, falta de apetite, manchas na pele e diarreia. Outra doença comum é a esquistossomose, causada por um verme transmissor que fica na água contaminada e pode infectar os seres humano por contato na pele, causando a conhecida barriga d’água. Nesse período também é muito comum as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, os casos mais recorrentes são da dengue. Além da dengue: a Zika, a Chikungunya e a Febre Amarela podem ser transmitidas.

Sobre o combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti, o coordenador de Vetores do Município, Allan Dantas, destaca que durante todo o ano as equipes de controle de vetores, trabalham com visitas regulares nas residências e nas localidades com maior propensão de desenvolvimento do mosquito, como borracharias, ferro-velho, oficinas e outros. Para tornar ainda mais eficiente o combate ao Aedes aegypti, nos bairros em que surgem o aumento repentino de casos, são deslocados uma quantidade maior de agentes para cobrir uma quantidade maior de imóveis em menos tempo, com isso eliminar os pontos de proliferação do mosquito.

Em Imperatriz, algumas famílias estão desabrigadas devido às fortes chuvas. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, todas as famílias recebem a assistência necessária das equipes de saúde. A Atenção Básica trabalha em parceria com Defesa Civil, com médicos e técnicos de enfermagem, para levar mais cuidados aos desabrigados.

Dicas para evitar doenças

  • Não consuma alimentos e água atingidos por inundação ou alagamento;
  • Faça o descarte correto de lixo, que possa acumular água, para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças;
  • Use inseticidas e repelentes autorizados pela Anvisa;
  • Evite entrar em contato com as águas da inundação;
  • Retire a água dos pneus e abrigue-os da chuva.
  • Tome somente água potável;
  • Lave todos os objetos que estiveram em contato com a água de inundação.

Saúde