Saúde

Setembro Amarelo

Passeio ciclístico chama atenção para prevenção ao suicídio e valorização da vida

Mais de 180 pessoas se inscreveram no evento

Publicado em: 23/09/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Passeio ciclístico chama atenção para prevenção ao suicídio e valorização da vida

O percurso contemplou vários bairros da cidade (Foto: Edmara Silva)

O último domingo, 23, começou diferente para Cleude Ferreira, que veio do bairro Santa Rita para participar do 1º passeio ciclístico “Mova-se pela vida”, realizado pela Prefeitura de Imperatriz. Às 7h da manhã ela estava reunida com outras centenas de pessoas que, juntas, saíram por um percurso de 22km pelos bairros da cidade, com o objetivo de chamar atenção para a prevenção ao suicídio.

A largada ocorreu às 8h, em frente a sede da Prefeitura, no Centro de Imperatriz. Durante o trajeto, os ciclistas puderam contar com pontos de apoio para hidratação, no Centro de Referência de Assistência Social, Cras, do bairro Bacuri; Praça no bairro Parque Alvorada, Unidade Básica de Saúde da Cafeteira, e na ciclista Bodim, na Avenida Bernardo Sayão.

De responsabilidade da Secretaria de Saúde, Semus, por meio da coordenação municipal da saúde mental, e a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, Sedel, o passeio faz parte da agenda de eventos da campanha Setembro Amarelo em Imperatriz. Diversas palestras foram realizadas desde o início do mês com a finalidade de sensibilizar as pessoas para os cuidados com a saúde mental.

Ainda, para Cleude, que ficou sabendo do passeio pela TV, falar sobre o tema é importante. E como ela já pratica o esporte toda sexta, sábado e domingo, costuma se inscrever em eventos que fica sabendo. “Eu vim com mais dois amigos. A gente se inscreveu pelo site e um amigo veio deixar os brinquedos. Quem a gente conhece que também pedala, nós chamamos. Essa é uma boa iniciativa para as pessoas se conscientizarem”, comenta.

Quem também esteve presente foi o secretário de saúde Alair Firmiano. “Cuidar da saúde é extremamente importante e nós movimentamos metade da cidade nesse evento. Andamos 22km chamando a atenção das pessoas. Nossa luta é diária, o ano inteiro, e hoje foi só uma intensificação. E esse é um evento muito importante para a valorização da vida”, reforça. Ao final do passeio, Alair também lembra de como as pessoas paravam, ao longo do percurso, para observar os ciclistas pedalando.

Já para a coordenadora da saúde mental do município, Kátia Carvalho, a expectativa para o passeio sempre foi das melhores. “Nosso objetivo é conseguir adentrar nesses bairros e mobilizar com a nossa temática, que é a prevenção ao suicídio. Além de divulgar nossos serviços e o nosso trabalho na saúde pública”.

Secretário de esporte, Luiz Gonzaga, acompanhou todo o percurso e ficou feliz com a participação da sociedade. “A gente pensou em fazer algo em prol do Setembro Amarelo, e fomos procurados pela equipe da saúde mental, quando surgiu a ideia desse passeio, com o tema 'Mova-se pela vida'. Para nós é gratificante fazer parte desse evento”, finaliza.

Iniciativa teve como parceiros a Ciclista Bodim, os aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola, Ciee, Bombeiros Civis e Militares, Polícia Militar, Secretaria de Trânsito e Transportes, Setran, e Samu.

Saúde