MELHORIAS
Ouvidoria do Socorrinho e Socorrão é informatizada
Ação tem objetivo de ampliar a acessibilidade da população ao canal
Publicado em: 24/08/2021 por Kalyne Cunha
Secretaria Municipal de Saúde, por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI - Socorrão, e do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII - Socorrinho, informatiza o canal de comunicação da ouvidoria da unidade.
Ação faz parte do projeto "Queremos Ouvir Você" em que foram criados QR code para diferentes possibilidades de contato por meio do celular, como WhatsApp, e-mail e formulário no site da Prefeitura. Os códigos especificam qual o meio de comunicação respectivo, que engloba todos os setores do HMI e HMII.
O diretor do HMI, Vitor Pachele, destaca a importância do canal que contribui para a promoção de uma maior equidade social, princípio norteador das políticas, que no Sistema Único de Saúde (SUS) é evidenciada no atendimento aos indivíduos, de acordo com suas necessidades.
“A ouvidoria é uma importante ferramenta para a gestão pública. Por meio dela, é possível um relacionamento democrático com pacientes e acompanhantes, além de estabelecer um melhor direcionamento das nossas ações, identificando necessidades e avaliando o grau de satisfação da população. Além do formulário impresso, contamos com a informatização do canal, como forma de atender aos mais diversos públicos”, concluiu o diretor.
A coordenadora da ouvidoria do Socorrão, Isabel Cristina, explica que “este é um canal para os usuários do SUS e servidores do hospital registarem suas manifestações de forma oficial e legal, acerca do serviço público de saúde. Por meio dos QR code, o atendimento é facilitado aos cidadãos interessados, além de assegurar confidencialidade de informações e imagem dos envolvidos”, assegura.
O setor desenvolve estratégias de interação dos servidores com o programa implantado. Junto à administração, atua como voz dos usuários que influenciam diretamente nas decisões que dizem respeito às situações de trabalho e conflito no espaço hospitalar. As normas institucionais são aplicadas após investigação das reclamações.