Saúde

PREVENÇÃO

Ônibus Rosa permanece na Vila Nova até o fim de abril

No mês de maio, a unidade chegará no CRAS Bacuri

Publicado em: 25/04/2023 por Rainara Ferreira

Secretaria de Saúde

Ônibus Rosa permanece na Vila Nova até o fim de abril

Ônibus segue nos bairros com os atendimentos de prevenção de câncer (Foto: Maira Soares)

Os atendimentos da Unidade Móvel Oncológica (Ônibus Rosa) estão sendo realizadas na UBS Vila Nova até o final do mês de abril e para ser atendido, é necessário apresentação do cartão SUS e comprovante de endereço. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza atendimentos em diferentes locais seguindo um cronograma Oncológico para 2023 direcionado a Saúde da Mulher e Homem. No mês de maio, a unidade chegará no Cras Bacuri.

Com a descentralização dos serviços, e maior proximidade da comunidade, a unidade móvel tem capacidade para realizar até 190 exames diários e cerca de 40 pequenas cirurgias. O ônibus rosa tem dois pavimentos, com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).

“Com o atendimento itinerante da unidade móvel, nossa comunidade consegue cuidar da saúde sem precisar sair do seu bairro e receber um atendimento de qualidade proporcionado pelos nossos profissionais”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa, que também reforçou a importância dos moradores acompanharem o cronograma de atendimento.

Ninguém espera ter câncer, muitos até evitam falar essa palavra, mas estar atento e fazer os exames periodicamente é algo que não pode ser ignorado. Principal vantagem de se utilizar uma unidade móvel de saúde para rastreamento e diagnostico precoce do câncer é que ela quebra barreiras de distância geográfica que muitas vezes impede o acesso ao principal exame preventivo do câncer.

Chamamos atenção também para a comunidade ficar atenta ao cronograma do ônibus que a cada mês está em uma Unidade Básica de Saúde diferente para alcançar cada vez mais pessoas. Os resultados dos exames serão entregues nas próprias unidades de saúde.

Cronograma completo:

Abril - UBS Vila Nova;
Maio - CRAS BACURI;
Junho - CRAS Cafeteira;
Julho - UBS Vila Lobão;
Agosto - Zona Rural (UBS Coquelândia, Petrolina e Olho d´agua);
Setembro - CRAS Santa Lúcia;
Outubro e Novembro - Ações em diversas localidades;
Dezembro - UBS Camaçari.

Saúde