INFORMAÇÃO
Nota de esclarecimento sobre a vacinação contra a Covid-19 em Imperatriz
Publicado em: 13/04/2021 por Assessoria de Comunicação
A respeito de postagem sensacionalista sobre a dinâmica da vacinação em Imperatriz, o município reafirma que NÃO TEM AUTORIZAÇÃO formal, por escrito, muito menos nota técnica do Ministério da Saúde nem do Estado orientando a utilização de D2 – segunda dose para aplicação de D1 – 1ª dose.
Ocorre que em março, antes do Butantã começar produzir as vacinas, o Ministério da Saúde orientou que os Estados distribuíssem todas as doses recebidas, independente de 1º ou 2º dose. No entanto, até o momento não há orientação nem autorização para aplicação de D2 para quem precisa ainda receber a 1º dose.
Todas as doses enviadas para Imperatriz já chegam direcionadas, carimbadas D1 ou D2. O município só pode aplicar conforme elas são direcionadas.
Alertamos que quem publica ou reproduz notícias falsas sobre Saúde Pública incorre em crime e está sujeito às penalidades previstas em lei, pois a desinformação criada pela “fake news” pode gerar efeitos nefastos, desde causar pânico social, desgastes políticos, linchamentos, difamações, calúnias, injúrias, culminando em graves prejuízos à ordem pública.
Diga não a esse tipo de irresponsabilidade, repudie e denuncie a DESINFORMAÇÃO.