Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

No dia Dia mundial de combate ao câncer, Semus divulga serviços de prevenção à doença

O setor de Oncologia do Município já encaminhou 163 casos de câncer para tratamento nos três primeiros meses deste ano

Publicado em: 08/04/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

No dia Dia mundial de combate ao câncer, Semus divulga serviços de prevenção à doença

Além do atendimento às mulheres, a Unidade Oncológica Móvel realiza o o exame do PSA para homem (Foto: Maira Soares)

Nesta sexta-feira, 08 de abril, é o Dia mundial de combate ao câncer. Objetivo da data é conscientizar as pessoas acerca da importância de adquirir hábitos de vida saudável, com o intuito de prevenir o câncer. Data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC).

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e, a mais recente estimativa mundial, ano 2018, demonstra que ocorreram no mundo 18 milhões de casos novos de câncer. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que para o Brasil, a estimativa a cada ano do triênio 2020-2022 é que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).

Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém a Unidade Móvel Oncológica, Ônibus Rosa, onde funcionam consultórios médicos e espaço de coleta de material, entre outros. Além da oferta de consultas, são realizados exames de prevenção do colo do útero, cadastro para mamografia e o exame do PSA para homem. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, sempre com calendário previamente divulgado circulando, por diversos bairros e povoados da cidade.

“Objetivo do ônibus é facilitar o acesso da população aos exames nos bairros, atuando na prevenção por meio do diagnóstico precoce”, explica Vilenice Batista, coordenadora da Unidade e do Setor de Oncologia do Centro de Especialidades Médica (CEMI), da Secretaria Municipal de Saúde. Setor atua nas frentes de prevenção e tratamento da doença.

Nos três primeiros meses deste ano, o setor de Oncologia do Município já encaminhou 163 casos de câncer para tratamento. Em 2021, este número foram 564 pacientes. Os dados apontam ainda mais de 7 mil pessoas em acompanhamento no Ambulatório de Oncologia Três Poderes.

Ainda como medidas que beneficiem à população, a Semus também realiza campanhas de prevenção a diversos tipos de câncer anualmente, como é o caso do Outubro Rosa e Novembro Azul, que mobilizam todos os setores da sociedade com ações de prevenção, conscientização e combate às doenças.

Outra ação foi firmada este ano: a parceria com o Hospital de Amor para realização de exames de mamografia em Unidades Básicas de Saúde (UBS's), da área urbana da cidade, onde as carretas percorrem com cronograma divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Imperatriz.  

Já foram contempladas as UBS´s Milton Lopes, Maria Aragão, Nova Imperatriz e este semana a carretada esteve atendendo à comunidade do Planalto.

Saúde