Saúde

MULTIVACINAÇÃO

Menores de 15 anos devem atualizar vacinas até dia 29

Doses são encontradas em qualquer UBS da cidade

Publicado em: 07/10/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Menores de 15 anos devem atualizar vacinas até dia 29

Pais e responsáveis devem ficar atentos para não perder o prazo da vacina (Foto: Patrícia Araújo)

A Campanha de Multivacinação de 2021 ocorre em Imperatriz até o dia 29 de outubro. Este é o momento para pais e responsáveis fazerem atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, menores de 15 anos. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h.

É importante relembrar que a vacina desse público pode contribuir para que doenças já erradicadas não voltem mais. O secretário de Saúde, Alcemir Costa, reforça que é a oportunidade para quem está com as vacinas em atraso. "Vamos nos esforçar o máximo possível para vacinar as nossas crianças e adolescentes. Isso significa contribuir para uma população mais saudável, uma vez que, no futuro, estarão livres de muitas doenças", comenta.

As vacinas disponíveis para as crianças e adolescentes são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A campanha de vacinação acontece em todo Brasil. Por isso, atualizar a situação vacinal contribui para a proteção de doenças imunopreveníveis, além de evitar hospitalização, sequelas e tratamentos de reabilitação e óbitos. "Prevenir é sempre o melhor caminho", relembra o gestor da Semus.

Secretaria de Saúde também relembra que vacinas salvam vidas. Portanto, levar as crianças e adolescentes para completar a imunização até o dia 29, previne uma série de problemas futuros. Todas as vacinas também são seguras e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Saúde