Saúde

PREVENÇÃO

Janeiro Branco encerra com panfletagem no Calçadão

Equipe dialogou com consumidores que transitavam pelo local e conscientizou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Publicado em: 31/01/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Janeiro Branco encerra com panfletagem no Calçadão

O coordenador da rede, Alberto Clésio, explica que durante o mês foi apresentado projeto de matriciamento em Saúde Mental, além da promoção de capacitação e definição dos ativadores que serão referências nos territórios. (Foto: Luana Barros)

Encerrando a campanha Janeiro Branco, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), promoveu na manhã desta terça-feira (31), ação de abordagem, distribuição de panfletos e aplicação de questionário no Calçadão de Imperatriz. Equipe dialogou com consumidores que transitavam pelo local e conscientizou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de promover ações que integram a Atenção Primária nesse processo.

O tema da campanha deste ano foi “A vida pede equilíbrio”, e eixo gerador “Matriciamento integrando Saúde Mental e Atenção Primária em cuidados colaborativos no município de Imperatriz – MA”.

O secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa, fala sobre a importância de se abordar os temas que envolvem saúde mental. “É primordial cuidar da nossa saúde mental e emocional. As ações da Prefeitura são realizadas de forma constante e não apenas durante a campanha Janeiro Branco. Para os que precisam de atendimento, o município de Imperatriz tem uma rede bem estruturada com CAPS para adultos e infanto-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e as residências terapêuticas”. 

O coordenador da rede, Alberto Clésio, explica que “durante este mês apresentamos o projeto de matriciamento em Saúde Mental e a campanha também promoveu capacitação e definição dos ativadores que serão referências nos territórios. No encerramento realizamos uma abordagem com as pessoas que passavam pelo Calçadão, apresentamos os dispositivos que compõe a rede de saúde mental de Imperatriz e com a aplicação do questionário teremos informações mais detalhadas”.  

Em fevereiro serão promovidas outras ações: Dia 01 será a apresentação do Projeto de Educação Permanente e Matriciamento em Saúde Mental na Rede de Atenção Básica, no distrito Cafeteira; dia 03 no Distrito Vila Nova; dia 08 na zona rural UBS Frei Tadeu/1700; dia 15 em Coquelândia; dia 28 no Santa Rita e dia 03 de março, no Bacuri. Além disso, do dia 16/02 a 28/04 serão promovidos intercâmbios de vivência e matriciamento para o processo de construção compartilhada para intervenção pedagogia-terapêutica dos pacientes HMI-Socorrão, HMII-Socorrinho, UPA, SAMU e nas Unidades Básicas de Saúde de cada território.

Saúde